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IPLUSO 23515

Estatística Aplicada aos Estudos de Mercado

Gestão de Marketing (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Pretende-se dar continuidade à aprendizagem de ferramentas de análise quantitativa, com base nas metodologias estatísticas. Compreende a introdução aos modelos de distribuições de probabilidade e os princípios básicos da inferência estatística. Os alunos devem reconhecer a utilidade e ampla aplicação destas metodologias, bem como aprender a aplicá-las em qualquer contexto e, em particular, nas suas áreas de estudo. Pretende-se que os alunos reconheçam o interesse e desenvolvam capacidades de aplicação de inferência estatística em problemas práticos. Pretende-se que os alunos desenvolvam a sua capacidade de raciocínio que os ajude na resolução de problemas que virão a enfrentar, independentemente das matérias leccionadas.
  • ProgramaProgramme
    1. INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE ESTUDOS DE MERCADO 2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E DAS NECESSIDADES DE INVESTIGAÇÃO 3. RECOLHA DE DADOS Recolha de dados secundários Recolha e análise de dados qualitativos Recolha de dados quantitativos Amostragem e amostras Instrumentos de recolha 4.  ANÁLISE DE DADOS QUANTITATIVOS Codificação de dados em SPSS  Distribuição de frequências e tabulação cruzada Significância estatística e intervalo de confiança Teste de hipóteses Para que servem e quando usar: . Análise da variância e co-variância . Correlação e regressão . Análise factorial 5. Relatótio Final
  • ObjectivosObjectives
    A disciplina de Estudos de Mercado tem como objectivo dar a conhecer os principais tipos de estudos de mercado, as suas potencialidades e limitações. Apresentação do processo de realização de um estudo de mercado aos discentes  permitindo obter  know-how que lhes permitirá : A- Compreender diferentes modelos estatísticos teóricos, identificá-los e aplicá-los em casos práticos. B- Construir intervalos de confiança para os parâmetros das distribuições normal  C- Realizar testes de hipóteses paramétricos D- Desenvolver testes de hipóteses não paramétricos (testes de ajustamento e testes de independência) E- Construir e analisar com qualidade os estudos de mercado
  • BibliografiaBibliography
    Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A., Pimenta, C. (2015). Introdução à Estatística, Escolar Editora. Newbold, P., Carlson, W.L., Thorne, B.M. (2012). Statistics for Business and Economics, Prentice-Hall, 8ª Edição. (ISBN: 978-0132745659)  Robert Duboff (2022)). Market Research Matters: Tools and Techniques for Aligning Your Business.John Wiley & Sons Inc in Market Research Matters: Tools and Techniques for Aligning Your Business (Custom Edition) (z-lib.is)  
  • MetodologiaMethodology
    Modelo de atividade prática em aula, com bastantes exercícios.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não