IPLUSO 20270
Estética Contemporânea
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationCom foco na relação entre a prática e teoria no campo da estética contemporânea, esta unidade curricular será baseada nas tendências convencionais e experimentais da arte visual, do audiovisual e do digital, procurando articular as mudanças ocorridas nos últimos 50 a 60 anos. O termo "estética contemporânea" é geralmente atribuído às artes visuais produzidas desde a prolífica década de 1960 até hoje. Se a década de 1960 representa a dissolução das últimas barreiras que determinavam a presença de movimentos artísticos, deveremos perguntar-nos se a estética contemporânea marca precisamente a simultânea, e aparentemente ilimitada, multiplicação de formas de fazer e de ver. O que se propõe é que abordemos o rótulo “estética contemporânea” para além de seu uso comum, para adquirirmos ferramentas que nos permitirão pensar e discernir esse território onde, aparentemente, miríade formas e estratégias artísticas coexistem.
-
ProgramaProgramme1. Aesthesis - Percepção, sensação, recepção estética - A estética como «capacidade de ser impressionado» (a emoção estética)¿2. A estética como «capacidade de impressionar» (a decisão estética) - Sinestesia e Atenção Desinteressada - ver e olhar, tocar e desprezar, defrontar e iludir, querer e evitar: as manobras do sentimento estético - A ciência do sensível na obra do Alexander Baumgarten - Crítica da Faculdade do Juízo - Introdução à obra filosófica de Kant. - Critérios Estéticos: Belo/ Sublime/ Horror - Catharsis - Entre o Teatro Grego e os vídeo jogos 2. Problemáticas na Estética Contemporânea - O conceito de Aura em Walter Benjamin; - Orientalismo de Edward W. Said - Gender Trouble -Judith Butler - Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman - A Estética do Liso e a Crise na Narração em Byung-Chul HAN
-
ObjectivosObjectivesO objetivo desta UC é apresentar aos alunos uma variedade de ideias, conceitos e debates em torno do campo da estética contemporânea. O trabalho é sustentado pela exploração dos principais conceitos e realidades da estética contemporânea, bem como a sua relação com a prática, produção e consumo artísticos. Esta metodologia emerge de uma série de sessões temáticas de estudo, focadas na relação entre pensamento estético, produção artística e comoditização da arte. Os alunos são incentivados a desenvolver um pensamento crítico e independente em relação a áreas específicas e a localizar e articular esse trabalho teórico em ambientes e contextos amplos. Prevê-se que os alunos se envolvam em formas de pensar sobre a natureza da estética contemporânea para além do uso comum do termo. É proposto o questionamento da estética contemporânea, conceptual e fenomenologicamente, para facilitar ferramentas que permitem aos alunos pensar sobre esse campo intrincado e difícil de decifrar.
-
BibliografiaBibliography. Badiou. A. Fifteen Theses on Contemporary Art in http://www.lacan.com/frameXXIII7.htm . Benjamin, W. (2015) Illuminations. Bodley Head. . Coleman, E. B. (2018). Cross-Cultural Aesthetics. In H. Callan (Ed.), International Encyclopedia of Anthropology: Anthropology Beyond Text (Vol. 3, pp. 1267-1274). Wiley-Blackwell. . Doane, M. (2007) Indexicality: Trace and Sign in differences: A Journal of Feminist Cultural Studies, 18(1): 1–6. . Fanon, F (1967) Black Skin, White Masks. Grove. . Gilles, D. (2013) Cinema I - The Movement Image. Bloomsbury Revelations. . Rancière, J. (2013) The Politics of Aesthetics. Bloomsbury Academic. . Robson, J. and Meskin, A. (2016) Video Games as Self-Involving Interactive Fictions in The Journal of Aesthetics and Art Criticism, 74(2): 165–177 . Richardson, J.; Gorbman, C.;Vernallis, C. (eds.) (2013) The Oxford Handbook of New Audiovisual Aesthetics. Oxford Handbooks. . Said, E. (2003) Orientalism. Penguim Books
-
MetodologiaMethodologyDe carácter TP, as aulas são tendencialmente expositivas (de sublinhado carácter visual), abertas a discussão e problematização dos conceitos-chave e principais figuras do programa. Avaliação é contínua, intercalar e sem exame final: a avaliação intercalar contempla a participação activa nas aulas (30%), dois relatórios escritos (30%), um ensaio visual (20%) e a apresentação oral de um trabalho téorico (20%) sobre temática contemplada no universo programático da cadeira.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão