Skip to main content

IPLUSO 2580

Estratégia Empresarial

Gestão Empresarial [L] (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular tem um âmbito teórico-prático, visa transmitir, com algum detalhe, tanto os conhecimentos sobre os fundamentos, conceitos, pensamento e reflexão estratégica, como os princípios relacionados com a análise, formulação e implementação de uma estratégia para uma empresa. A realização de trabalhos aplicados e a apresentação de casos de estudo vão facilitar a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos e modelos analíticos, à luz da complexidade e das incertezas inerentes à dinâmica empresarial atual.
  • ProgramaProgramme
    Parte I: Análise Estratégica Cap. 1 - O que é a Estratégia? Cap. 2 - Gestão e Planeamento Estratégico nas Organizações Cap. 3 - Análise do Ambiente Externo Cap. 4 - Análise do Ambiente Interno Parte II: Formulação da Estratégia Cap. 5 - Estratégias de Negócio e Funcionais Cap. 6 - Estratégias Corporativas Cap. 7 - Estratégia Internacional Cap. 8 - Estratégia Oceano Azul Parte III: Implementação e Controlo da Estratégia Cap. 9 - Implementação da Estratégia Cap. 10 - Estruturas Organizacionais Cap. 11 - Cultura Organizacional Cap. 12 - Avaliação e Controlo da Estratégia
  • ObjectivosObjectives
    Compreender a base concetual e analitica da estratégia empresarial relacionada com a análise estratégica, formulação, organização, implementação e controlo da estratégia. Discutir os fundamentos e conceitos da estratégia num contexto amplo (mercado, tecnologia e regulação). Conhecer os principais modelos e instrumentos subjacentes à formulação, organização e implementação da estratégia Interpretar as dinâmicas empresariais com alcance estratégico nas organizações. Aplicar os conhecimentos adquiridos na explicação das decisões e ações com caráter estratégico. Facilitar a aprendizagem da estratégia através daanálise de casos.
  • BibliografiaBibliography
    Teixeira, Sebastião (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora. ISBN: 978-972-592-300-9. Teixeira, Sebastião (2022). Gestão das Organizações. Lisboa: Escolar Editora. ISBN: 978-972-592-600-0. Serra, F., Ferreira, M., Torres, M., & Torres, A. (2012). Gestão Estratégica: Conceitos e Prática, 3ª Ed. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas, Lda. ISBN: 978-972-757-606-7.  
  • MetodologiaMethodology
    Utilização de metodologias mais ativas através do seu envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem, nomeadamente: Discussão de casos de estudo Apresentação de artigos académicos Trabalhos de grupo
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não