Saltar para o conteúdo principal

IPLUSO 2580

Estratégia Empresarial

Gestão de Empresas do Turismo (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular tem um âmbito teórico-prático, visa transmitir, com algum detalhe, tanto os conhecimentos sobre os fundamentos, conceitos, pensamento e reflexão estratégica, como os princípios relacionados com a análise, formulação e implementação de uma estratégia para uma empresa. A realização de trabalhos aplicados e a apresentação de casos de estudo vão facilitar a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos e modelos analíticos, à luz da complexidade e das incertezas inerentes à dinâmica empresarial atual.
  • ProgramaProgramme
    Parte I: Análise Estratégica Cap. 1 - O que é a Estratégia? Cap. 2 - Gestão e Planeamento Estratégico nas Organizações Cap. 3 - Análise do Ambiente Externo Cap. 4 - Análise do Ambiente Interno Parte II: Formulação da Estratégia Cap. 5 - Estratégias de Negócio e Funcionais Cap. 6 - Estratégias Corporativas Cap. 7 - Estratégia Internacional Cap. 8 - Estratégia Oceano Azul Parte III: Implementação e Controlo da Estratégia Cap. 9 - Implementação da Estratégia Cap. 10 - Estruturas Organizacionais Cap. 11 - Cultura Organizacional Cap. 12 - Avaliação e Controlo da Estratégia
  • ObjectivosObjectives
    Compreender a base concetual e analitica da estratégia empresarial relacionada com a análise estratégica, formulação, organização, implementação e controlo da estratégia. Discutir os fundamentos e conceitos da estratégia num contexto amplo (mercado, tecnologia e regulação). Conhecer os principais modelos e instrumentos subjacentes à formulação, organização e implementação da estratégia Interpretar as dinâmicas empresariais com alcance estratégico nas organizações. Aplicar os conhecimentos adquiridos na explicação das decisões e ações com caráter estratégico. Facilitar a aprendizagem da estratégia através daanálise de casos.
  • BibliografiaBibliography
    Carlos, A. (2023). Gestão estratégica empresarial. Clube de Autores. Freire, A. (2020). Estratégia: Criação de valor sustentável em negócios tradicionais e digitais. Bertrand Editora. Silva, G. L. de M. E., & Silva, J. T. (2023). Estratégia: O poder da gestão estratégica para identificar, explorar e resolver problemas. Almedina. Teixeira, S. (2020). Gestão estratégica (2.ª ed.). Escolar Editora. Teixeira, S. (2022). Gestão das organizações. Escolar Editora.
  • MetodologiaMethodology
    Utilização de metodologias mais ativas através do seu envolvimento dos alunos nos processos de aprendizagem, nomeadamente: Discussão de casos de estudo Apresentação de artigos académicos Trabalhos de grupo
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não