IPLUSO 25599
Estudo do Meio e da Cidadania
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA UC Estudo do Meio e Cidadania visa promover o conhecimento integrado do meio natural, social e cultural, fomentando a consciência ecológica, social e cívica dos estudantes. O seu campo de ação abrange a observação e interpretação da realidade envolvente, a valorização do património e a compreensão das inter-relações entre ser humano, sociedade e ambiente. A pertinência da UC no ciclo de estudos reside no contributo para a formação de cidadãos críticos, responsáveis e ativos, capazes de intervir de forma consciente no mundo que os rodeia.
-
ProgramaProgramme1. O Estudo do Meio. A articulação de saberes e métodos de várias disciplinas integradoras. 2. Perspetivas atuais sobre a educação científica no 1º ciclo do Ensino Básico 3. Programa curricular e as Aprendizagens Essenciais do Estudo do Meio no 1º Ciclo do Ensino Básico. Leitura crítica de documentos nacionais e internacionais. 4. Trabalho prático investigativo no Estudo do Meio. Estratégias e atividades que fomentem a reedificação do conhecimento através do desenvolvimento de projetos de natureza interdisciplinar. 5. Recursos Didáticos para o ensino e aprendizagem do Estudo do Meio. 6. Conceção e planificação de materiais pedagógicos-didáticos adaptáveis à fase etária de crianças.
-
ObjectivosObjectivesCompreender a importância desta área no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, através da leitura reflexiva dos documentos orientadores; Analisar a integração do Estudo do Meio no plano curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Organizar o conhecimento, através da aquisição de competências que levem à construção assimilada de saberes relativos aos conceitos e métodos de várias disciplinas científicas integradoras no Estudo do Meio; Conhecer várias abordagens metodológicas do Estudo do Meio de modo crítico e comparativo; Conceber planificações tendo em conta as perspetivas atuais no âmbito da investigação em didática; Desenvolver o espírito crítico relativamente às propostas apresentadas; Conceber, organizar e coordenar projetos que ativem à articulação com outras áreas do conhecimento de forma integrada e participativa, mobilizando capacidades, atitudes e valores; Desenvolver a autonomia e a capacidade de trabalhar colaborativamente no grupo turma
-
BibliografiaBibliographyAfonso, M.M. (2022). A educação científica no 1º ciclo do Ensino Básico. Porto Editora. Alarcão, I. (Coord.) (2008) A Educação das Crianças dos 0 aos 12 anos. CNE Bonito, J. (2008). Perspetivas atuais sobre o ensino das ciências: clarificação de caminhos. Terra Didática, 4(1),28-42. Cosme, A. (Coord.) (2020). Avaliação das Aprendizagens: Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora. DGE. (2016). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. DGE. (2018). Aprendizagens Essenciais para o Ensino Básico. Martins, I., V etal. (2007). Explorando... educação em ciências e ensino experimental. DGIDC. Roldão, M. C. (1995). O Estudo do Meio no 1.º Ciclo. Fundamentos e estratégias. Texto Editora Trindade, J. F. (2013). O valor do ensino experimental em ciências. In Trindade, J.F., Zenóbio, S.M. e Jerônimo, F. (Eds). A Experimentação e as TIC no Ensino das Ciências Exatas. Bubok
-
MetodologiaMethodologyNesta UC recorre-se à diversidade de tipologias de aulas (teóricas, teórico-práticas, laboratoriais) e adotam-se métodos ativos: discussão, análise de questões e a metodologia de aprendizagem baseada em projetos. O trabalho tutorial permite o acompanhamento mais personalizado dos alunos. Nas aulas, procurar-se-á incentivar o envolvimento e a participação ativa dos estudantes de modo a facilitar a aquisição de conhecimentos direcionados para a prática. Esta metodologia permitirá levar o estudante a experienciar no processo de ensino-aprendizagem os conteúdos e os materiais pedagógicos elaborados, a partir do trabalho individual e colaborativo.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




