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IPLUSO 5029

Estudos de Mercado

Marketing Digital (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta UC pretende ajudar os alunos a utilizar conceitos, instrumentos e princípios de marketing no âmbito da compreensão, descrição e explicação de comportamentos relevantes de mercado, consumidores, concorrentes e tecnologia.   A disciplina está desenhada para prestar atenção específica aos métodos e técnicas de natureza qualitativa e quantitativa que suportam a identificação, medida e controlo das variáveis nucleares à qualificação da Orientação ao Mercado das Organizações.
  • ProgramaProgramme
    Introdução aos estudos de mercado: conceitos genéricos Definição de estudos de mercado. A sua importância. Aplicações Áreas de aplicação dos estudos de mercado Produto Embalagem Preço Distribuição Publicidade e acções promocionais Estudos de notoriedade, de imagem e de consumidores Tipologia dos Estudos de Mercado Objetivos e Técnicas (vantagens e limites) da Investigação Qualitativa: entrevista e focus group Objetivos e Técnicas (vantagens e limites) da Investigação Quantitativa: inquérito por questionário Tipologia e fontes de informação Etapas de um estudo de Mercado O briefing Elaboração e apresentação da proposta A definição do problema de pesquisa Abordagem do problema Projeto de pesquisa Trabalho de campo Métodos e Técnicas de Análise, Classificação e Tratamento de Dados Aplicações emergentes dos estudos de mercado (exercícios e casos práticos)
  • ObjectivosObjectives
    A Unidade Curricular está desenhada para prestar atenção específica aos métodos e técnicas de natureza qualitativa e quantitativa que suportam a identificação, medida e controlo das variáveis nucleares à qualificação da Orientação ao Mercado das Organizações.   Pretende-se, pois, que os alunos:   Compreendam o quadro de referência e utilidade estratégica do conhecimento e previsão de comportamentos de mercado; Se familiarizem com várias das mais comuns metodologias aplicadas na obtenção e análise de informação de mercados, com vista à sua compreensão e domínio. Adquiram suficiente capacidade para desenvolver habilidades técnicas para a sua implementação no âmbito específico da Gestão da Inovação, compreensão, descrição e explicação ; Reconheçam situações gerenciais/decisionais com elevada exigência em Orientação ao Mercado, as clarifiquem e adoptem estratégias maximamente a adequadas para as superar.
  • BibliografiaBibliography
    [ AAKER, David A., LEONE, Robert, S. Day GEORGE e KUMAR, V. - Marketing Research. 10ªedição. JOHN WILEY AND SONS LTD, 2009. 9780470317259 LOPES, José Luis Pessôa - Fundamental dos Estudos de Mercado. Lisboa: Edições Sílabo, 2007. 9789726186137 MALHOTRA, Naresh K., SPSS Inc - Marketing Research: An Applied Orientation. 6ª edição, Prentice Hall, 9780136094234 OLIVEIRA, A. Machado - Planear Globalmente, Conhecer Localmente. Os Estudos de Mercado num Contexto Global. In Gestão e Estratégia. Desafios da Globalização, Vol. 2, pp. 187 - 230. Escolar Editora
  • MetodologiaMethodology
    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não