IPLUSO 5029
Estudos de Mercado
Gestão de Negócios e Comércio Eletrónico (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationO âmbito da UC de Estudos de Mercado centra-se na aquisição de conhecimentos e competências transversais às principais áreas do referido curso, sendo fundamental para que os alunos possam pesquisar mercados essenciais para a sustentabilidade de negócios. Os principais domínios de intervenção centram-se na recolha, tratamento e conclusões de investigações de mercados /produtos/serviços
-
ProgramaProgramme1.Organização de um estudo de mercado. Definição do problema, desenho da pesquisa. 2. Pesquisa exploratória e conclusiva. Ligação aos objectivos do estudo. 3. Fontes de dados primárias e secundárias. 4. Definição da população alvo do estudo. 5. Base de sondagem e recrutamento da amostra. 6. Metodologias qualitativas: grupos de foco, entrevistas individuais em profundidade, técnicas de projecção. 7. Desenho do guião de suporte à recolha de dados. 8. Metodologias quantitativas. 9. Tipos de entrevista. 10. Desenhos experimentais. 11. Desenho do questionário. 12. Escalas de medida. 13. Erros não amostrais. 14. Controlo de qualidade. 15. Técnicas de amostragem: probabilísticas e não probabilísticas. 16. Dimensionamento da amostra 17. Apresentação de resultados, como suporte à tomada de decisão
-
ObjectivosObjectivesA Unidade curricular é de natureza teórico-prática, desenvolvendo-se em aulas teóricas e práticas que estão articuladas e pretendem promover o conhecimento do aluno e aplicação imediata dos conceitos teóricos e de competências em contextos práticos reais. 2º Os conteúdos e avaliação estão articulados apresentando um peso equivalente na avaliação final. 3º Os conteúdos abordam as diferentes etapas do desenvolvimento de um estudo de mercado, com foco no desenho adequado da metodologia de recolha de dados, bem como na sua implementação, com vista a dar resposta aos objectivos definidos para o estudo.
-
BibliografiaBibliographyMalhotra, Naresh & Birks, David, (2012): Marketing Research: an applied approach. Ny: Prentice-Hall (6th edition). Zikmund, William ( 2006) :Princípios de Pesquisa de Marketing, São Paulo: Thomson. Recursos didáticos: quadro, projetor, computadores.
-
MetodologiaMethodologyRecurso a metodologias digitais.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão