IPLUSO 11341
Fundamentos de Marketing
Marketing Digital (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular pretende dar a conhecer e formar os estudantes naquilo que são os princípios basilares do Marketing de forma a sistematizar o pensamento e a capacidade de reflexão no contexto desta área do saber. É nesta cadeira que os estudantes adquirem as bases para uma futura prática que se enquadra nas dinâmicas de Marketing que exigem adaptação e capacidade de perceção das variáveis existentes nos mercados.
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ProgramaProgrammeO Marketing – Definição; Enquadramento histórico; Filosofia de gestão; Funções e Satisfação dos clientes. O mercado /Envolvente do Marketing – Análise qualitativa e quantitativa (comp. do consumidor, decisão de compra, segmentação, PEST, quota de mercado); Concorrência. Marketing estratégico e operacional – Vantagens competitivas; Objetivos.; Posicionamento; Segmentação; Marketing Mix. Produto/serviços – Definição; Distinção de produto e serviços; Produto aumentado; Embalagem; Marca; Ciclo de vida. Comunicação – Publicidade; Relações Públicas, Força de vendas; Marketing Direto. Distribuição – Canais de distribuição e suas funções; Seleção dos canais; Tipos de canais. Preço – Definição de um preço; Elasticidade e Preços Psicológicos; Políticas de preço. Tendências do Marketing – o Marketing e as novas tecnologias.
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ObjectivosObjectivesSão objetivos da unidade curricular: Conhecer as bases fundamentais do Marketing Saber identificar as variáveis associadas ao Marketing Conhecer os princípios teóricos de Marketing Apresentar as principais variáveis do marketing mix e correlação dessas variáveis; Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à gestão da função de marketing digital. Dotar os estudantes de ferramentas que os capacitem a aplicar estes conhecimentos e confrontá-los
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BibliografiaBibliographyBaynast, A. Lendrevie, J. Lévy, J. Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2021). Mercator 25 anos - o marketingna era digital. Lisboa: Dom Quixote Dionísio, P.; Guerreiro, J.; Faria, H.; Rodrigues, V,; & Canhoto, R. (2024). AI Novator Marketing na Era da Inteligência artidficial e da sustentabilidade – Gen AI eESG. Lisboa, Bertrand Kotler, P., Keller, K. L., & Chernev, A. (2021). Marketing management, global edition (16th edn). London, England: Pearson Education.
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MetodologiaMethodologySerão lecionadas aulas teóricas e haverá discussão de casos práticos em aula de forma a partilharem experiências e diferentes perspetivas. Convidar especialistas em marketing para partilhar as suas experiências e insights.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão




