Skip to main content

IPLUSO 19266

Fundamentos de Osteopatia

Osteopatia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta Unidade Curricular vai apresentar o conceito Osteopático defenindo desta forma, as suas origens e evolução e o âmbito da sua intervenção. Pretende apresentar o paradigma fundamentando-o na unidade do ser humano, como entidade Bio-psico-social; na interdependencia entre as funcões corporais e as estruturas somáticas qyue as expressam e na enome capacidade inerente que o organismo biológico tem em se adaptar e desta forma superar a doença,
  • ProgramaProgramme
    1. A origem da Osteopatia 1.1. Breve resumo da histo¿ria da medicina. 1.2. Breve resumo da histo¿ria das terapias manipulativas. 1.3. Algumas caracteri¿sticas das pra¿ticas me¿dicas do final do Sec. XIX. 1.4. Biografia de Andrew Taylor Still. 1.5. A descoberta da Osteopatia. 2. A filosofia Osteopa¿tica 2.1. Conceitos da filosofia Osteopa¿tica. 2.2. As leis da Osteopatia e sua fundamentac¿a¿o. 2.3. Definic¿a¿o de osteopatia. 2.4. O conceito de homeostasia. 2.5. O desenvolvimento da Osteopatia no mundo. 3. Os conceitos elementares da Osteopatia 3.1. O diagno¿stico em osteopatia. 3.2. A disfunc¿a¿o soma¿tica. 3.3. Fundamentos fisiolo¿gicos da osteopatia. 3.4. Facilitac¿a¿o medular e mecanismo do gate controle.
  • ObjectivosObjectives
    - Conhecer a realidade histórica no contexto económico e sociocultural do período correspondente ao apa recimento da Osteopatia. - Reconhecer a importância do contexto histórico e biográfico de Andrew Taylor Still na construção da filosofia Osteopática. - Conhecer o s conceitos essenciais que definem a filosofia osteopática assim como os seus princípios e leis fundamentais. - Conhecer os aspetos mais importantes da história da difusão, consolidação e afirmação da osteopatia pelo mundo. - Conhecer as características determinantes da osteopatia, nomeadamente, a especificidade do seu diagnóstico e o objeto da sua intervenção. - Descrever, interpretar e re lacionar os aspetos determinantes e estruturantes da Osteopatia. - Identificar o essencial do paradigma Osteopático. - Dominar a terminologia específica da Osteopatia. - Compreender o conceito de disfunção somática e de todos os aspetos relacionados.
  • BibliografiaBibliography
    Seffinger, M. (2018), Foundations of Osteopathic Medicine: Philosophy, Science, Clinical Applications, and Research, 4th Edition, Wolters Kluwer, ISBN/ISSN: 9781496368324 Mayer, J.; Standen, C. (2018), Textbook of Osteopathic Medicine, Urban&Ficher, Elsevier Hruby, R.; Tozzi, P.; Lunghi,C.; Fusco, G., (2018), The Five Osteopathic Models 1th Edition, Handspring Publishing Corts, M. ((2019, Manual de diagnóstico en osteopatía, Paidotribo  
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não