Skip to main content

IPLUSO 22149

Geometria e Medida

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Geometria e Medida compreende a consolidação e ampliação dos conhecimentos dos estudantes nesta área do conhecimento. Bem como, a iniciação à abordagem didática da Geometria e Medida em Educação Pré-escolar e no Ensino Básico.  Além dos objetivos diretamente relacionados com o estudo da Geometria e Medida e definidos da Ficha desta Unidade Curricular, é expetável que os estudantes desenvolvam a sua capacidade de comunicação, de representação geométrica, de cooperação e de investigação em Matemática.   
  • ProgramaProgramme
    História da Geometria Aspetos principais da História da Geometria História da Geometria como recurso educativo Identificação e classificação de figuras  geométricas Identificação e classificação de linhas poligonais e não poligonais, figuras convexas e não convexas Classificação de polígonos quanto ao número de lados e de vértices Polígonos regulares e polígonos irregulares Ângulos externos e internos de um polígono Estudo dos triângulos e quadriláteros Círculo e circunferência Identificação e classificação de sólidos geométricos Poliedros e não poliedros Classficação e carateristicas dos prismas e das pirâmides, dos cilindros e dos cones Planificações Área Área de polígonos regulares Área por decomposição Figuras equivalentes Medidas Propriedades geométricas Ângulos, paralelismo e perpendicularidade Volumes Volume de prismas e pirâmides, cilindros e cones Solídos equivalentes Unidades de volume e unidades de capacidade Transformações geométricas
  • ObjectivosObjectives
    Identificar e aplicar de forma fundamentada os conceitos e procedimentos geométricos e de grandeza e medida. Desenvolver a compreensão da geometria e da sua natureza no que se refere à definição, demonstração e formalização das diversas representações matemáticas. Aplicar adequadamente conceitos, ferramentas e fórmulas para determinar medidas, utilizando conhecimento sobre unidades, sistemas e processos de medição. Identificar, definir, discutir e avaliar argumentos matemáticos utilizando diversos tipos de raciocínio e métodos de prova articulando com a vida real. Resolver problemas recorrendo à visualização e raciocínio espaciais, a modelos geométricos e ao conhecimento sobre formas, suas características e propriedades, utilizando ambientes de geometria dinâmica e estabelecendo relação com as medidas. Resolver, comunicar e interpretar problemas matemáticos, utilizando adequadamente as diversas representações e relações matemáticas de um conceito geométrico ou de grandeza e medida.
  • BibliografiaBibliography
    Aichele, D., & Wolfe, J. (2008). Geometric structures. New Jersey: Pearson. Breda, A., Serrazina, L., Menezes, L., Sousa, H., & Oliveira, P. (2011). Geometria e medida no ensino básico. Lisboa: ME-DGIDC. Caraça, B. (2000). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva. Haylock, D. (2010). Mathematics explained for primary teachers. London: Sage. Mendes, F. & Delgado, C. (2008). Geometria - Textos de Apoio para Educadores de Infância. Lisboa: ME-DGIDC.  NCTM (2017). Princípios para a ação: assegurar a todos o sucesso em matemática. Lisboa: APM Palhares, P.  (coord.) (2004). Elementos de matemática para professores do ensino básico. Lisboa: Lidel.  Veloso, E. (2012). Simetria e transformações geométricas. Lisboa: APM.    
  • MetodologiaMethodology
    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas Está previsto o uso de ferramentas digitais educativas, como apresentações, edpuzzle, flipgrip, genially e geogebra, por exemplo. As aulas apoaiam-se sobretudo em metodologias ativas: aprendizagens baseadas em projetos e em problemas, além de aulas invertidas.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não