IPLUSO 23514
Gestão das Operações e Logística
Gestão de Marketing (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular pretende dotar os seus participantes de conhecimentos e ferramentas que os possibilitem, por um lado, conhecer as várias áreas da gestão de operações e compreender como esta componente agrega valor de negócio. Por outro, aplicar os conhecimentos às realidades concretas das organizações
-
ProgramaProgrammeIntrodução à Gestão de Operações; Gestão de Operações e Competitividade; Design de Produto e Seleção de Processos; Gestão da Cadeia de Abastecimento; Gestão da Qualidade; Gestão de Projetos; Sistemas Just-in-time e Lean.
-
ObjectivosObjectivesAnalisar a gestão de operações nas suas áreas principais; Compreender como a gestão de operações agrega valor ao negócio; Fornecer os conhecimentos necessários à compreensão do que é a gestão da cadeia de abastecimento de uma forma integrada; Apresentar os sistemas mais utilizados no controle de stocks; Abordar o tema das T.I. aplicadas à gestão da cadeia de abastecimento e da gestão de stocks; Compreender as diferentes fases do ciclo de vida de um projeto.
-
BibliografiaBibliographyReid, R. Dan & Sanders, Nada R. (2016). Operations Management: An Integrated Approach (5th Ed). John Wiley & Sons, Inc; Slack, N., Brandon-Jones, A, & Burgess, N. (2022). Operations Management (10th Ed). Pearson. Project Management Institute. (2021). Guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK®) (7ª ed.). Project Management Institute.
-
MetodologiaMethodologyPrivilegia-se a utilização do método expositivo e metodologias ativas nas situações em que se pretende envolver os estudantes, através da sua participação, nas temáticas abordadas. A avaliação curricular será concretizada através da realização de um teste escrito e de um trabalho prático com apresentação oral, de acordo com o planeamento horário e os conteúdos programáticos da UC.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




