IPLUSO 21651
Gestão de Informação nas Organizações
Gestão de Sistemas de Informação (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA informação é um recurso estratégico para as organizações que operam em ambientes globais e voláteis. A UC de Gestão de Informação nas Organizações visa preparar os alunos para conceberem e gerirem SI que ajudem as organizações a competirem nos ambientes em que se inserem, a poderem operar melhor e a serem mais competitivas e eficientes.
-
ProgramaProgrammeCP1. Organizações e gestão em rede 1.1. Os sistemas de informação e a globalização 1.2. A globalização e o trabalho colaborativo 1.3. Sistemas de informação, organizações e estratégia 1.4. Questões éticas e socias nos Sistemas de Informação CP2. Infraestruturas tecnológicas de apoio aos sistemas de informação 2.1. Infraestruturas de tecnologias de informação 2.2. Bases de dados e gestão da informação 2.3. Telecomunicações, internet e tecnologias sem fios 2.4. Segurança nos sistemas de informação CP3. Aplicações chave na era digital 3.1. O papel das aplicações empresariais na excelência operacional e proximidade com o cidadão 3.2. O e-commerce 3.3. A gestão do conhecimento 3.4. A tomada de decisão
-
ObjectivosObjectivesOA1. Conhecer o papel da informação nas organizações OA2. Compreender o papel das tecnologias na gestão de informação OA3. Apreender os desafios que a gestão de informação coloca às organizações OA4. Conhecer as principais metodologias e infraestruturas de gestão de informação
-
BibliografiaBibliographyBibliografia principal Laudon, K., e Laudon, J. (2018). Management Information Systems ¿ Managing the Digital Firm, 15th Edition, Prentice Hall Alturas, B. (2013). Introdução aos Sistemas de Informação Organizacionais. Edições Sílabo Outros: Outro material de apoio: Estão disponíveis no MOODLE materiais de apoio à UC.
-
MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino inclui o método expositivo (ME1) para apresentar os conteúdos necessários, o demonstrativo (ME2) para ilustrar a sua aplicação a casos práticos e o ativo (ME3) para resolução de casos em sala de aula, com e sem recurso ao computador. A avaliação de conhecimentos é feita pela realização de dois trabalhos. Primeiro trabalho - Análise de um Paper que envolve a matéria a lecionar conjugado com a apresentação de capítulos da UC Segundo Trabalho – Análise de um caso existente ou criação de um produto/serviço que suporte a UC
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




