IPLUSO 7428
Gestão de Projetos
Gestão de Sistemas de Informação (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationTemática Principal é a gestão de projetos com base no PMBOK® 7ed (PMI)(Pessoas, Processos e áreas do conhecimento); Âmbito: Sistemas de Informação, envolvendo a gestão e avaliação de projetos informáticos Foco: Pessoas ( soft skills ), Processos e áreas do conhecimento.
-
ProgramaProgrammeCP1: Gestão de projetos: conceitos, organização e gestão, fatores de sucesso, normalização e ciclo de vida; CP2: Gestor de projetos; competências individuais para a GP; CP4: Principais organismos e certificações em GP e referenciais existentes. Apresentação do referencial PMBOK (PMI): processos e áreas do conhecimento da GP; CP5: Domínio de Pessoas; Estilos de liderança, Praticas de liderança, Comunicação, Motivação e desenvolvimento de equipas, Gestão de conflitos, Inteligência Emocional; CP6: Domínio de Processos no âmbito do ciclo de vida do projeto; iniciação, planeamento, execução, monitorização e controlo, e encerramento. Elaboração de planos de gestão: do âmbito, de cronograma, de custos, da qualidade, dos recursos, das comunicações, das aquisições, dos riscos e das partes interessadas; CP7: Gestão ágil de projetos (Método Scrum): Definição, valores, ciclo Scrum, papeis em Scrum, iterações, backlogs de produto, sprints, controlo de custos.
-
ObjectivosObjectivesOA1 : Definir e relacionar alguns dos principais conceitos da gestão de projetos (GP), incluindo os stakeholders envolvidos, e quais as principais competências de um gestor de projetos; OA2 : Adquirir competências na área das soft skills de acordo com o referencial internacional de normalização PMBOK (PMI); OA3: Identificar os tipos de projeto existentes, bem como as suas principais fases, no âmbito do respetivo ciclo de vida; OA4: Descrever os principais processos e áreas do conhecimento da GP de acordo com o referencial internacional de normalização PMBOK (PMI), bem como as principais tipologias em GP; OA5 : Identificar e definir requisitos, bem como os principais documentos que acompanham um projeto; OA6: Definir e sequenciar as atividades de um processo através das técnicas CPM / PERT e analisar o caminho crítico; OA7: Usar uma ferramenta de gestão de projetos (e.g., Microsoft Project , Project Libre).
-
BibliografiaBibliographyPMBOK (2021). A Guide to the Project Management - Body of Knowledge, 7 th ed., Project Management Institute (PMI). Miguel, António (2019). Gestão Moderna de Projetos - Melhores Técnicas e Práticas, FCA. Slides/Folhas de apoio disponibilizadas pelo docente no âmbito da gestão e avaliação de projetos. Pinto e Tscharf (2019). SCRUM A Gestão Ágil de Projetos, FCA. ICB4 (2015). Referencial de Competências Individuais para Gestão de Projetos, Programas e Portefólios, v. 4.0 Português (APOGEP), Internacional Project Management Association (IPMA).
-
MetodologiaMethodologyConsiste em: (1) sessões teóricas - práticas com a duração de quatro horas, nas quais o ensino tem uma orientação prática, com o recurso sempre que pertinente à resolução de problemas / Casos de Estudo e em cuja discussão será solicitada a participação dos discentes; (2) exposição teórica, complementada com resolução de problemas e aplicação da teoria a situação práticas no âmbito da gestão de projetos; (3) e o ensino utiliza fundamentalmente: (i) o método pedagógico expositivo e demonstrativo; (ii) a resolução de problemas ; (iii) e a discussão em grupo. A avaliação é realizada através de uma prova teórica (45% da nota final), de um trabalho de grupo, relativo a um plano de projeto, por sua vez, baseado num caso de estudo previamente fornecido pelo docente (40 % da nota final) e de uma analise de um artigo académico (á escolha do estudante, mas mediante aprovação previa do docente), relacionado com a gestão de projetos (15% da nota final).
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão