Skip to main content

IPLUSO 23222

Gestão e Operação de Restauração e Catering

Gestão de Empresas do Turismo (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade curricular de Gestão e Operação de Restauração e Catering visa contribuir para a formação dos alunos ao nível do conhecimento, planeamento e gestão operacional dos espaços de restauração. Para se garantir o bom funcionamento de cada espaço, é necessário um conhecimento efetivo do produto da restauração nas suas diferentes tipologias e particularidades.
  • ProgramaProgramme
    1) As várias tipologias de restauração 1.1. Tipologias tradicionais; 1.2. Novos conceitos; 2) Fundamentos de Higiene e Segurança Alimentar 2.1. Enquadramento legal: Regulamento (CE) nº 852/2004 e o "Pacote de Higiene". 2.2. Conceitos de segurança alimentar, perigo, risco e controlo. 3) Sistema HACCP e Metodologia CHAC 3.1. Origem, objetivos e os 7 princípios do HACCP. 4) Os fatores determinantes para o sucesso dos estabelecimentos de restauração 4.1 O mercado da restauração; 5) A gestão diária dos estabelecimentos de comidas e bebidas 5.1. O ciclo de compras; 5.2. Aplicação das regras de HACCP; 6) Os serviços de Banquetes e Catering 6.1. Organização do Kit de Banquetes;  6.2. O ciclo dos banquetes, desde a negociação à conceção 7) A gestão de pessoal na restauração
  • ObjectivosObjectives
    No final desta Unidade Curricular o aluno deverá ser capaz de gerir, organizar e planificar as diversas tarefas inerentes à realização de espaços de restauração, banquetes e serviços de catering. A conclusão com sucesso da unidade curricular deve conferir aos discentes a capacidade de: Conhecer as várias tipologias de restauração; Compreender os fatores determinantes para o sucesso da operação de comidas e bebidas; Compreender a gestão diárias dos estabelecimentos de restauração; Compreender os conceitos relacionados com os serviços de catering e baquetes; Compreender a gestão de pessoal na operação de comidas e bebidas.
  • BibliografiaBibliography
    Gomes, V. (2023). Restauração: Técnicas e Práticas. Lisboa: Lidel. Gomes, V. (2025). Gestão Prática de Alimentação e Bebidas. Lisboa: Lidel. Neves. R, & Pinto, J. (2010). HACCP - Análise de Riscos no Processamento Alimentar (2ª ed.). Porto: Publindústria. Gomes, V., & Revés, P. (2018). Catering and Banqueting - Organização e Prática. Lisboa: Lidel. Hayes, D.K.,& Ninemeier, J.D. (2015). Human Resources Management in the Hospitality Industry (2nd Edition). NJ, USA: Wiley. Hayes, D.K.,& Ninemeier, J.D. (2024).Successful Management in Foodservice Operations: An Overview. NJ, USA: Wiley.   
  • MetodologiaMethodology
    Recorre-se, em primeira instância, a metodologias expositivas e a debates, com o objetivo, respectivamente, de dotar os alunos de sólidos fundamentos e instrumentos teóricos para a compreensão do funcionamento da gestão de operações na restauração, catering e bebidas, bem como de estimular o exercício do contraditório e a problematização crítica das temáticas relacionadas com a sua interface com a gestão hoteleira na generalidade. De forma cumulativa e sequencial, privilegiam-se métodos ativos, tais como a análise de exemplos práticos, estudos de caso, resolução de exercícios, utilização de recursos audiovisuais e metodologias interativas online com vista a consolidar conceitos, metodologias e ferramentas analíticas.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não