IPLUSO 12504
Gestão Estratégica de Sistemas de Informação
Gestão de Sistemas de Informação (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationConhecer os conceitos base da UC de definição estratégica empresarial, desde a visão até aos planos de ação para concretização dessa mesma estratégica. Desenvolvimento de capacidades individuais e de gestão, de forma a permitir entender as necessidades de estruturação de metodologias de execução e compreensão estratégica. Conhecimento de teorias e práticas sobre estratégia, importância da liderança e do impacto dos sistemas de informação nessa estratégia.
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ProgramaProgrammeEstratégia de Sistemas na Organização Uso estratégico de recursos de informação numa economia global Estratégia Organizacional: Níveis de gestão Colaboração global Construindo e alterando processos de negócios globais Estratégia de Sistemas de Informação: Arquitetura e Infraestrutura Recuperação de custos de sistemas de informação Governação na Organização de Sistemas de Informação Gestão de projetos num ecossistema global Business Analytics and Knowledge Management Diretrizes Éticas para Uso de Informação
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ObjectivosObjectivesOs alunos devem adquirir os seguintes conhecimentos: Qual o papel dos sistemas na informação na estratégia da organização. Como os sistemas devem ser integrados na estrutura organizacional . Qual deverá ser o papel da governação nos sistemas de informação. Como se deve estruturar processos / projetos numa economia global. Questões fundamentais no uso estratégico de sistemas de informação. Como competências fundamentais, o aluno deve conseguir: Definir como os sistemas de informação se devem integrar dentro da estratégia da organização. Estabelecer a forma como estes se devem estruturar dentro da organização. Como definir um processo de global de gestão de informação.
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BibliografiaBibliographyKeri E. Pearlson, Carol S. Saunders (2013), Strategic Management of Information Systems, 5th Edition International Student Version
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MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino inclui o método expositivo (ME1) para apresentar os conteúdos necessários, o demonstrativo (ME2) para ilustrar a sua aplicação a casos práticos e o ativo (ME3) para resolução de exercícios em sala de aula, com e sem recurso ao computador. A avaliação de conhecimentos é feita por avaliação contínua ou por prova escrita de exame final. A avaliação contínua inclui a realização de dois testes escritos com uma ponderação de 21,25% cada e trabalho um de grupo (42,5%). As presenças e a participação ativa nas aulas serão um elemento adicional de avaliação, com uma ponderação de 10%. Ao longo do semestre são disponibilizados Quizes após as aulas (acerca do tópico dado) ou com grupo de perguntas referentes a tópicos da matéria dada como forma dos alunos irem aferindo o seu conhecimento das matérias já lecionadas
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão