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IPLUSO 23176

História da Ilustração Científica

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Nesta UC propõe-se o questionamento de fenómenos que se prendem com a ilustração científica, numa atitude crítica e especulativa. Percorrem-se  diversas imagens e respectivos autores, pertencentes a diferentes geografias e épocas, no sentido de aprofundar conceitos dentro deste campo e expandir a cultura visual dos alunos . Para além da ºleitura de textos e da observação de imagens e objectos, recorrer-se-há ao desenvolvimento de exercícios práticos de ilustração.
  • ProgramaProgramme
    Proto-ilustração científica: Paleolítico Superior e primeiras civilizações. As imagens do mundo natural na antiga Grécia e em Roma.   O mundo codificado da Europa Medieval. Universos místico e natural nos bestiários. Agentes, tecnologias e materiais.   A “Revolução Científica” e os  fenómenos do mundo natural. Leonardo Da Vinci e Andrea Vesalius. A disseminação do papel e a imprensa na ilustração científica.   Erro e serendipidade na ilustração científica. Pregnância de esquemas mentais no desenho. O rinoceronte de Albrecht Dürer.   Desenhar para conhecer e dominar: ilustração científica e colonialismo. Epistemologia visual: As viagens filosóficas e o registo etnográfico, cartográfico e do mundo natural. Poder e exotismo: dos gabinetes de curiosidades aos zoos humanos.   A popularização do conhecimento científico: de Darwin a Haeckel. Ilustradoras científicas do séc. XIX. Ligações entre fotografia e gravura na ilustração científica.     Ilustração nos sécs. XX-XXI. A era do Antropoceno.
  • ObjectivosObjectives
    Esta Unidade Curricular pretende expandir o conhecimento dos alunos relativamente à ilustração científica através da discussão do trabalho de diferentes autores, plasticidades, épocas e geografias.  Ao longo das sessões, pretende-se aprofundar nos alunos a compreensão das complexas relações entre arte e ciência, bem como promover uma postura crítica relativamente às imagens científicas, através de uma reflexão e acção que transcende o objecto e seu autor, para incluir os contextos da sua encomenda, produção, circulação e recepção.
  • BibliografiaBibliography
    Alexander, J (1992). Medieval Illuminators and Their Methods of Work. Yale University Press. Anderson, G.; Dupré, J. & Wakefield, J.G. (2019). Philosophy of Biology: Drawing and the dynamic nature of living systems. eLife (Mar 27)  https://doi.org/10.7554/eLife.46962 Bleichmar, D. (2012). Visible Empire: Botanical Expeditions & Visual Culture in the Hispanic Enlightenment. The University of Chicago Press. Eco, U. (1998). Serendipities. Language and Lunacy. Harcourt Brace & Company. Le Goff. J. (1992). The Medieval Imagination. The University of Chicago Press. Escardó, A, Wiedermann, J. (Ed.) (2024). Science Illustration. A History of Visual Knowledge from the 15th Century to Today.  Tashen. Mancuso, S. (2019). L´intelligence végétale. In: Francis Hallé. Nous les Arbres. Fondation Cartier pour l´art contemporain. Martins, L.P. (2012). Um Império de Papel. Imagens do Colonialismo Português na Imprensa Periódica Ilustrada (1875-1940). Edições 70.  
  • MetodologiaMethodology
    Esta UC conta com o sistemático debate e exercícios práticos como metodologias. Ainda de referir a intenção de compilar alguns exercicios feitos em aula sob a forma de um objecto/publicação.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não