IPLUSO 23175
História da ilustração para a Infância
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA UC História da Ilustração para a infância articula-se a Opção 4. Estende o desenvolvimento dos conteúdos na sequência da UC Imagem sequencial. O seu foco são os conteúdos de carácter narrativo, especificamente aplicados ao álbum ilustrado e a animações objectivadas no público infantil. A educação pela arte e a relação com as comunidades infantis é fundamental no desenvolvimento salutar das sociedades e, por isso, esta é uma UC que pretende desenvolver esta sensibilidade nos alunos. Esta UC articula a informação de ordem teórica e histórica relativamente às práticas ilustrativas ficcionais e não-ficcionais dedicadas à infância com outras UC’s de carácter exploratório, técnico, criativo e acentuadamente experimental que fundamentam a dimensão lúdica em conceitos de sequenciação, serialidade, causa-consequência e construção de âmbito plástico e gráfico.
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ProgramaProgramme1. A linguagem plástica e a evolução do desenho infantil; 2. A arte como influência na criança, explorar o imaginário infantil; 3. As ilustrações de O Principezinho e a sua explicação; 4. Fábulas, contos de fadas e histórias com moral - narrativa; 4.1. Jean de La Fontaine, com o ilustrador François Chauveau; 4.2. Charles Perrault, com o ilustrador Gustave Doré; 4.3. Beatrix Potter – as ilustrações e o livro pensados para o público infantil; 5. O livro como estímulo sensorial – o exemplo de Katsumi Komagata; 5.1. Quando a criança não vê, outros estímulos para promover a leitura; 6. Realidade aumentada – uma nova versão do mundo imaginário infantil; 7. Ilustração em livros de aprendizagem.
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ObjectivosObjectivesa) Reconhecer a importância que a criança foi adquirindo, a partir do século XVII, e a criação de livros adaptados à criança; b) Estudar a história da Ilustração Infantil a preto e branco e a cores, bem como os autores mais relevantes desta área; c) Compreender a importância didática das ilustrações em livro e da utilização do mesmo como objecto/ brinquedo, o exemplo do Pop-up; d) Conhecer as diferentes técnicas de impressão, tecnologia e inovação de apresentação da ilustração, e apresentações cromáticas que permitiram que a ilustração de livros fosse amplamente divulgada e comercializada; e) Conhecer e experimentar diferentes materiais para composição de ilustração infantil, promovendo a inclusividade na leitura.
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BibliografiaBibliographyBobette, B. (2013). Do Story: How to Tell Your Story So the World Listens. London, The Do Book Co. Byron, P. (1996). The Best Children’s Books in the World: a treasury of illustrated stories, New York, Harry N. Abrams. Hunt, P., Butss, D. (1995). Children’s literature. 1ªed. Oxford, Oxford University. Loomis, A. (2012). Creative Illustration, Titan Books. McCannon, D., Thornton, S., Williams, Y. (2008). Creating Illustrated Children’s Books, London, A&C Black Publishers Ltd. Saint-Exupéry, A. (2015). O Principezinho (versão com realidade aumentada). Portugal, Edicare Editora, Ltd. Salisbury, M. (2004). Illustrating Children’s Books, Creating pictures for publication. London, A&C Black Publishers Ltd. Shulevitz, U. (1997). Writing with pictures, Watson-Nova Iorque, Guptill Publications.
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MetodologiaMethodologyAs aulas iniciarão com exposição oral interativa, lançamento e resolução de questões de forma individual ou colaborativa, apresentação de resultados, promovendo a participação ativa do estudante no processo de aprendizagem. Aos alunos cabe a tarefa de pesquisar sobre a história da ilustração infantil, apresentando em aula a recolha feita. Os exercícios práticos, individuais e colaborativos, contemplam a ilustração para a infância nos vários géneros existentes, as propostas de novos materiais, formas de expressão ou restruturação da ilustração em livro para a infância, tendo como objetivo a realização de um exercício final. Avaliação contínua e presencial (75%) cujo incumprimento obriga a exame. 40% Presença e participação ativa na aula, entrevistas, visitas, ou exposições, realização de exercícios individuais ou colaborativos 10% Apresentação de resultados e discussão crítica em turma 50% Exercício final individual Trabalhos plagiados são punidos com nota negativa e denunciados.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão