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IPLUSO 25106

História da Tatuagem

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    .
  • ProgramaProgramme
    1. Definição etimológica e ligação a uma particular epistemologia do corpo enquanto pós-estruturalista tecnologia do eu. 2. Tatuagem em contexto: perspectivas históricas de significação (acepções geográfica, cultural e historicamente específicas) e considerações técnicas (práticas manuais e mecânicas). 3. Génese pré-histórica. 4. Expressões indígenas. Casos de estudo: Polinésia, Filipinas, Indonésia, Samoa, Nova Zelândia, América do Sul e do Norte, Austrália, África do Norte. 5. Oriente. Casos de Estudo: Ásia, Médio Oriente, Rússia, Japão. 6. Ocidente. EUA e Europa. 6.1. Narrativas colonialistas e orientalismo: problematizações de raça. 6.2. O denominado Renascimento da Tatuagem (década de 1980): problematizações de classe. 6.3. Legitimação artística (década de 1990): problematizações de género. 6.4. Contemporaneidade. 6.4.1. Pós-colonialismo e descolonialidade (modern primitives e outros casos de estudo). 6.4.2. Criação de significado. 
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se que se desenvolva um olhar etnogra¿fico e dialógico sobre a Tatuagem enquanto historicamente situada, permitindo, ao aluno, pensar o impacto das transformações sociais na construção das categorias estéticas em jogo, assim como das consequentes transformações dos seus produtos culturais e significações. Espera-se, do aluno, desenvolvimento do pensamento crítico em torno do que é a tatuagem, do que esta pode ser, e da forma como pode ser considerada, avaliada e participada, pensando as complexas interacções entre actores, materiais e instituições. Assim se espera facilitar as bases teóricas a uma profícua exploração conceptual, técnica e formal da Tatuagem, considerando-as contributo essencial a um fundamentado projecto artístico a desenvolver, pelo aluno, no Semestre dedicado à Ilustração do Corpo e no mercado de trabalho.
  • BibliografiaBibliography
    DEMELLO, M. (2000), Bodies of Inscription - A Cultural History of the Modern Tattoo Community, Duke University Press.  FRIEDMAN, A. (2015), The World Atlas of Tattoo, New Haven e Londres: Yale University Press.  BAGOT, P. et al (2014), Tattoo, Musée du Quai Branly.  ATKINSON, M. (2003), Tattooed: The Sociogenesis of a Body Art, Toronto: University of Toronto Press.  BOURDIEU, P. (1996), The Field of Cultural Production, Cambridge: Polity Press.  SANDERS, C. (1989), Customizing the Body: The Art and Culture of Tattooing, Philadelphia: Temple University Press.  SULLIVAN, N. (2001), Tattooed bodies: Subjectivity, textuality, ethics, and pleasure. Westport: Praeger.  
  • MetodologiaMethodology
    De carácter teórico-prático, as aulas são tendencialmente expositivas (de sublinhado carácter visual), abertas a discussão e problematização dos conceitos-chave e principais figuras do programa.  Avaliação é contínua, intercalar e sem exame final. A avaliação intercalar contempla a participação activa nas aulas (50%) e a elaboração de um trabalho escrito final (50%) de investigação com uma componente prática (optativa) sobre temática contemplada no universo programático da UC. Espera-se a problematização da tatuagem (numa perspectiva global ou de um dos seus aspectos e expressões) a partir das ferramentas, metodológicas e conceptuais, perscrutadas nas aulas.  A avaliação tem em conta o sentido de pertinência, coerência, fundamentação e abordagem crítica. O acompanhamento do aluno contempla a participação das aulas, a investigação para o trabalho final e discussão final em perspectiva transversal do seu trabalho no contexto do curso.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não