Skip to main content

IPLUSO 25107

História e Cultura Visual para as Artes Performativas

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de História e Cultura Visual para as Artes Performativas insere-se como opcional no terceiro ano da Licencitura em Ilustração e Desenho, e vem complementar os conteúdos desde ciclo de estudos no tocante ao domínio das Artes Performativas e suas áreas e disciplinas subjacentes, com as quais os estudantes poderão contactar em diversos contextos, no presente e no futuro, como profissionais na área Desenho e da Ilustração, mas também da Cenografia, do Desenho de Luz, da Tatuagem, do Figurino, da Maquilhagem, e de outras áreas técnicas e disciplinares também abrangidas por este ciclo de estudos.
  • ProgramaProgramme
    1. Definição e exemplos: sistemas e artes do espaço e do tempo; produção artística, corpo, documento e acontecimento; géneros: teatro, música, poesia e oratória, ginástica, ópera, musical, dança, marionetas, circo, stand-up comedy, drag show, wrestling; cenografia, desenho de luz, figuração, maquilhagem, efeitos especiais, storyboard, guião e libreto, coreografia de combates, venues e arquitectura. 2. Mapeamento histórico e geográfico: casos extra-coloniais e extra-históricos; cronologia ocidental. 3. Performance artística e performatividade social: identidade, género, cultura, classe; casos pré-artísticos; cultura digital redes sociais e streaming; body art (etnográfica e artística), tatuagem, piercings; cinema, música pop, concertos, persona/figura, espetáculo, festivais, passadeira vermelha; pornografia como produção espetacular; blackface. 4. Representatividade, inclusão e acessibilidade de públicos.
  • ObjectivosObjectives
    Identificar e interpretar criticamente imagens, casos, referências e narrativas das artes performativas; compreender a sua organização cronológica e geográfica, bem como os contextos da sua produção e receção; compreender e problematizar os seus aspetos culturais, sociopolíticos e ideológicos; ter uma perspectiva decolonial sobre o panorama desenhado pela história ocidental e contactar com as perspetivas atuais; identificar a permeabilidade entre performatividade artística e performatividade social; compreender as relações historicamente situadas e recíprocas entre diferentes técnicas e disciplinas e as artes performativas, nas suas múltiplas articulações e desdobramentos; adquirir competências de análise, problematização e síntese das artes performativas em contexto; identificar e problematizar as mudanças de paradigma e suas consequências; uso sistematizado do vocabulário apreendido.
  • BibliografiaBibliography
    ALLAIN, P., HARVIE, J. - The Routledge Companion to Theatre and Performance. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2025 BIAL, H., BRADY, S. - The Performance Studies Reader, Londres e Nova Iorque: Routledge, 2016 BROWN, J. R. - The Oxford Illustrated History of Theatre, Londres: Oxford, 2001 COELHO, R. P., OLIVEIRA, F. M., DA SILVA, A. M. - O Corpo Nu na Artes Performativas. Perspectivas Trans-históricas e Críticas, Lisboa: Húmus, 2024 DIXON, S. - Digital Performance: A History of New Media in Theater, Dance, Performance Art, and Installation, Cambridge MA: The MIT Press, 2015 IGWEONU, K. - Routledge Handbook of African Theatre and Performance, Londres e Nova Iorque: Routledge, 2024 LAWTOO, N. - Homo Mimeticus: A New Theory of Imitation, Leuven: Leuven University Press, 2022 LIU, S. - Routledge Handbook of Asian Theatre, Londres e Nova Iorque: Routledge, 2016 PAIS, A. - Ritmos Afectivos nas Artes Performativas, Lisboa: Edições Colibri, 2018  
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia desta UC assenta numa abordagem teórica, através da exposição de conteúdos nas aulas, com o auxílio de materiais audiovisuais, bibliografia e acesso a materiais de apoio previamente preparados pela docente. Cumulativamente, pressupõe-se a discussão e análise dos casos abordados, produção de discurso oral e escrito, assistência a espetáculos e exposições oportunamente propostas pela docente, e elaboração dos trabalhos comunicados no início do semestre. Algumas das aulas serão dadas em contexto de museu, para contato direto e imersivo com os casos discutidos. A conjugação dos elementos pressupõe uma forte componente de Aprendizagem Baseada em Projetos. Os materiais são entregues através do moodle e posteriormente discutidos nas aulas. Todos os trabalhos poderão e deverão ser discutidos com a docente, e a sua correção é obrigatória e contabilizada para avaliação. Será ainda reservado tempo de orientação tutorial presencial e via e-mail.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não