IPLUSO 23177
Ilustração ao Vivo e Cenários Virtuais
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC tem como objectivo a criação em tempo real e ao vivo de cenografias de luz utilizando meios digitais.
-
ProgramaProgrammeO que é Ilustração ao vivo e cenografia. Tipologias de cenários e cenografia virtual. Analise do contexto para definir o conceito. Métodos e processos criativos: desbloquear o imaginário; conhecer e explorar as ferramentas digitais; esboçar ideias para produzir os cenários passo-a-passo; Construir e fotografar maquetes em escala; conceber e criar imagens digitais baseadas no conceito definido; Técnicas para e ferramentas para introduzir movimento; Explorar ferramentas da interface gráfica do utilizador; Aplicar as técnicas de projeção de vídeo e mapeamento. Avaliação de recursos, digitais e físicos: questões funcionais; zona de intervenção; circuitos e áreas de apoio; calendarização de montagem e desmontagem; articulação de serviços técnicos; identificação e seleção de recursos humanos. Enquadramento técnico e criativo na conceção visual e contemporânea que estes projetos exigem.
-
ObjectivosObjectivesEsta UC tem como objectivo a criação em tempo real e ao vivo de cenografias de luz utilizando meios digitais. Os alunos aprendem a: Dominar máquinas e softwares digitais, nomeadamente explorando o Photoshop e aprendendo a utilizar o Tagtool; Criar cenários virtuais com o auxilio de aparelhos de projecção atendendo às limitações destes; A articular-se grupo e em rede (co-autoria e manipulação colectiva); A conjugar layers: fundos (texturas visuais, planos de cor, “imagens neutras”), intermédios e de primeiro plano em contexto real e em grupo. Conhecer as superfícies de projecção, a sua definição dos layers considerando a distância de projecção, o formato de destino (relevo e textura de superfície). Compreendem a experiência criativa da cenografia ao vivo no domínio técnico, artístico e estético: da criação (num ecrã de computador) para a concretização efectiva (projectada) dá-se uma ampliação transformadora e imersiva
-
BibliografiaBibliographyCHONG, Andrew (2011) Animação Básica 1, Animação Digital. Editor: Bookman. ISBN: 9788577809004. GOUVEIA, Patrícia (2010) Artes e Jogos Digitais, Este¿tica e Design da Experie¿ncia Lu¿dica. Lisboa: Ed. Universita¿rias Luso¿fonas LE¿VY, P. (2001) O que e¿ o Virtual?, Coimbra: Quarteto Editora. MACHADO, A. (1993) A Ma¿quina e Imagina¿rio: O Desafio das Poe¿ticas Tecnolo¿gicas, Sa¿o Paulo: EDUSP. MOLES, A.(1990) Arte e Computador, Porto: Afrontamento. MOGGRIDGE, Bill (2006) Designing Interactions, MIT Press. RUSH, Michael (2005) New Media in art. New ed. London: Thames & Hudson. STEVENS, C. (2011) Designing for the Ipad. New York:John Willey & Son. TRIBE, Mark; JANA, Reena (2006) Arte y nuevas tecnologias. Barcelona:Taschen. WANDS, Bruce (2007) Art of the Digital Age. London: Thames & Hudson. WOOLLEY, B. (1997) Mundo Virtual – Uma Viagem na Hipo e Hiper-Realidade, Lisboa: Caminho.
-
MetodologiaMethodologyMetodologia de exposição teórico-prática. Após exposição, demonstração e discussão dos conteúdos, estes são trabalhados e aprofundados através de exercícios de aplicação. As restantes horas são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos exercícios específicos para exploração de conteúdos. Componentes de Avaliação: 20% Avaliação contínua com critérios de participação, assiduidade e presença obrigatória a 75% das aulas. A falta injustificada remete para o exame. 40% Exercícios técnicos de Domínio dos media com aplicação correcta das metodologias 40% Projecto final: qualidade plástica e estética e adequação ao briefing e capacidade de trabalho em grupo.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




