Skip to main content

IPLUSO 25102

Ilustração Científica: Biologia

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Introdução às tecnicas do desenho científico na área da Biologia
  • ProgramaProgramme
    Aprendizagem e aplicação de competências técnicas, analógicas, digitais de desenho, dos códigos da linguagem gráfica científica e do caderno de campo para o desenvolvimento de um projeto autoral em Ilustração Científica para a Biologia.   Apresentação de projetos de ilustração científica para a Biologia Códigos, taxonomia e linguagem específica da IC nas áreas da botânica, zoologia, ictiologia, entomologia, ornitolgia, etc.   Temas, abordagens e técnicas Trabalho de campo: Observação das formas, cores, volumes, e de uma espécie em contexto. Recolha de informações taxonómicas, e de temas a desenhar e desenvolver Sketchbook e fotografia: exploração plásticas para representar espécime, contexto, habitat, combinando rigor científico e apreciação estética Elaboração da proposta de projeto Desenvolvimento e apresentação do projeto considerando a relação arte/comunicação de ciência. Inclui aplicação de Photoshop e Illustrator na concepção, paginação e design.
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC tem como objectivos a aquisição e o alargamento de competências no âmbito da realização de um projeto pessoal de Ilustração Científica, na área da Biologia. Visa o desenvolvimento de conhecimentos sobre a natureza (fauna e flora, principalmente); a compreensão, aquisição e aplicação dos códigos próprios da linguagem científica e do seu registo gráfico; conhecer e aplicar as metodologias de trabalho da ilustração científica para a botânica que permitem a interpretação, a planificação e o desenvolvimento de um projeto pessoal de Ilustração Científica, sobre um tema da área da Biologia. A interacção com o espaço natural e o uso do caderno de campo são instrumentos imprescindíveis neste processo.
  • BibliografiaBibliography
    Canfield, M.(Ed.) (2011). Field Notes on Science & Nature. Cambridge/ London: Harvard University Press. Hodges, E. (Ed.) (2003). The Guild Handbook of Scientific Illustration. 2ªed. New Jersey & Canada: Jonh Wiley & Sons, Inc. Jastrzebski, Z. (1985). Scientific Illustration: A Guide for the Beginning Artist. New Jersey: Prentice Hall Direct. Leslie, C. (1995). Nature Drawing A Tool For Learning. Dubuque, Iowa: Kendall/Hunt Publishing Company. Leslie, C. (1995). The Art of Field Sketching. Dubuque, Iowa: Kendall/Hunt Publishing Company. Pereira, M.  (2013). O Caderno de Campo na Construção do Desenho Científico. (Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa). Lisboa: FBAUL.­ Simblet, S. (2010). Botany for the artist. An inspirational guide to Drawing Plants. London: DK. Wood, P. (1979). Scientific Illustration. A Guide to Biological, Zoological, and Medical Rendering Techniques, Design, Printing and Display. New York: Van Nostrand Reinhold Company.
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia é teórico-prática, com forte aposta na prática. Inclui a exposição dos conteúdos com recurso à apresentação de projetos específicos no domínio da Ilustração Científica, ou por especialistas convidados. Inicia-se com a apresentação dos códigos da ilustração para a área do desenho científico, através da análise de obras de referência e da demonstração de métodos e técnicas específicas a utilizar na realização dos exercícios propostos. São ainda promovidas visitas a espaços museológicos e associações com coleções, para garantir maior percepção científica neste campo de estudos. Inclui o desenvolvimento de um projeto prático individual de Ilustração Científica, acompanhado pela elaboração do respetivo caderno de campo.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não