IPLUSO 26023
Ilustração para Comunicação Visual
Desenho (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA disciplina desenvolve competências técnicas e artísticas em ilustração, aplicáveis a diversos contextos de comunicação visual, através do uso de técnicas analógicas, digitais e software específico.
-
ProgramaProgramme1. Ilustração para Publicidade . Técnicas de ilustração aplicadas à criação de elementos visuais para diferentes suportes publicitários, tanto impressos como digitais; . Estratégias de comunicação e divulgação em diferentes meios (cartazes, redes sociais, outdoors, banners para a web); 2. Projeto de Sinalética Alternativo . Desenvolvimento de ilustrações para informação, orientação e sinalização em espaços públicos ou privados, tanto interiores como exteriores; . Técnicas e métodos para a criação de pictogramas, ícones e tipografia aplicada à sinalética; . Utilização de mapas e plantas de edifícios para orientação e informação; 3. Desenho Científico para Comunicação Visual . Fundamentos e técnicas do desenho científico e sua aplicação em contextos variados de comunicação visual; . Técnicas para a representação precisa de informação científica, incluindo diagramas e ilustrações; . Utilização de desenho científico em diferentes suportes de comunicação.
-
ObjectivosObjectives. Adquirir competências técnicas e artísticas em ilustração para diferentes contextos de comunicação visual, incluindo publicidade, sinalética e desenho científico. . Desenvolver a habilidade de criar elementos gráficos e ilustrações para diferentes meios e formatos, utilizando técnicas e ferramentas tanto analógicas como digitais. . Familiarizar-se com software específico para desenho bitmap e vetorial. . Compreender e aplicar critérios de eficácia comunicativa na criação de ilustrações e elementos visuais para publicidade, sinalética e comunicação científica. . Mobilizar conhecimentos e competências técnicas na produção de conteúdos visuais aplicáveis a diversos contextos, incluindo o campo científico.
-
BibliografiaBibliography. Abdulla, R., e Hübner, R. (2006). Pictograms, Icons & Signs: A Guide to Information Graphics. Thames & Hudson. . Hodges, E. R. S. (2003). The Guild Handbook of Scientific Illustration. John Wiley & Sons. . Köppen, E. (2007). Illustration in scientific articles: reflections on the growing importance of the visual in scientific communication. Investigación bibliotecológica, 21(42), 33-64. . Mateu-Mestre, M. (2010). Framed Ink: Drawing and Composition for Visual Storytellers. Design Studio Press. . Panizza, J. F. (2004). Metodologia e processo criativo em projetos de comunicação visual. São Paulo, 254. . Reinartz, W., e Saffert, P. (2013). Creativity in advertising: When it works and when it doesn’t. Harvard Business Review, 91(6), 106-111. . Rendgen, S., e Wiedemann, J. (2019). History of Information Graphics. Taschen. . Rodrigues, S. L. (2012). Desenho, tipografia e publicidade: o caso do modernismo português. (Tese de Doutoramento). FBAUL.
-
MetodologiaMethodologyO processo de ensino-aprendizagem nesta unidade curricular adota uma abordagem teórico-prática. Serão utilizados exemplos práticos para demonstrar os conceitos e técnicas em cada uma das áreas abordadas: publicidade, sinalética e desenho científico. Haverá, além disso, um foco na exposição e treino prático com softwares específicos para desenho bitmap e vetorial. O componente prático será ainda mais reforçado através do desenvolvimento de projetos individuais ou em grupo. Estes projetos permitirão aos estudantes aplicar os conhecimentos e competências adquiridas em contextos práticos, abrangendo as diferentes facetas da comunicação visual. Para complementar esta abordagem, será estimulada a pesquisa individual e o desenvolvimento de processos criativos, permitindo aos estudantes aplicar metodologias de pesquisa artística e desenvolver uma forte dimensão de autoria nas suas obras. No final de cada aula, será conduzida uma análise crítica coletiva dos trabalhos desenvolvidos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão