IPLUSO 12228
Imagem e Pensamento
Desenho (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA disciplina promove a análise crítica da imagem no âmbito da cultura visual e teoria visual, articulando leitura, escrita e debate em torno dos seus significados, usos e enquadramentos históricos, políticos e sociais.
-
ProgramaProgrammeImagem . Definições (idea, eidos, imago, phantasma, phantasia, imaginação). . Imagem visual e não-visual: a visualidade na definição do conceito de imagem. . Imagem, linguagem e mimesis. Retórica, poética, semiótica e teoria visual. Representação . Definições (presença, apresentação, representação). A representação na definição do pós-modernismo e subsequentes conceitos. . O que é o desenho? A arte e os sistemas das artes. O desenho como técnica, disciplina, gesto e desejo. Diferenciação entre os conceitos de figura e força formadora. Estético e Político . Diferenciação entre política e político. A imagem neutra e a imagem contaminada: crenças do estético e agências do político. . Teorias da não-representação. O irrepresentável e o desejo da não-mediação. O problema do testemunho e da representação do trauma (holocausto, feminismo, negritude, diáspora, estudos pós-coloniais, lugar de fala, ficção e documento). Exemplos, polémicas e casos de estudo.
-
ObjectivosObjectivesProblematizar o carácter e a conceptualização da imagem. Proporcionar aos estudantes um contacto com questões, autores e correntes de pensamento que os ajudem a pensar criticamente um conjunto de textos no âmbito da cultura visual e da teoria visual, e a desenvolver capacidades interpretativas acerca da receção, produção e natureza das imagens. Deverão aprender a contextualizar estas referências, interpretar objectos com nuances e desfazer polarizações, articular argumentos com coerência, e desenvolver uma investigação através da discussão oral e da escrita entre pares. Será trabalhada uma introdução ao pensamento sobre e através da imagem, o seu contexto político, padrões culturais, antecedentes históricos (relações e reações ao contexto ocidental/oriental, semiótica e linguística, sistema capitalista e estrutura de classes, feminismos e estudos de género, pós-colonialismo), tentando compreender como estas relações e padrões moldam o modo de conceber, produzir e receber imagens.
-
BibliografiaBibliographyBenjamin, W. (2010). A obra de arte na era da sua reprodução mecanizada. ESTC Berger, J.(2013). Modos de Ver. Antígona Debord, G. (2021). A Sociedade do Espectáculo. Antígona Didi-Huberman, G. (2012). Imagens Apesar de tudo. KKYM Kilomba, G. (2019). Memórias da plantação. Orfeu Negro Manghani, S. (2012) Image Studies, Theory and Practice. Routledge Mbembe, A. (2017). Crítica da Razão Negra. Orfeu Negro Mirzoeff, N. (ed.) (2001). The Visual Culture Reader. Routledge Mondzain, M. J. (2015). Homo Spectator. Ver > Fazer Ver. Orfeu Negro Mondzain, M. J. (2017). A Imagem Pode Matar? Nova Vega Nancy, J. L. (2022). O Prazer no Desenho. Documenta Rancière, J. (2022). O espectador emancipado. Orfeu Negro
-
MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino desta unidade curricular assenta numa abordagem teórica, através da exposição de conteúdos nas aulas, com o auxílio de materiais audiovisuais, bibliografia e acesso a materiais de apoio previamente preparados pela docente (bibliografia, material audiovisual, sugestão de eventos). Estes materiais serão entregues por via de e-mail institucional da docente e posteriormente discutidos nas aulas. É esperado um nível de envolvimento e discussão apropriado aos temas e ao nível de estudos em causa. Serão ainda realizados exercícios práticos orientados para os temas propostos em aula, com o objetivo de desenvolver as capacidades de pensamento crítico também em regime de escrita: apresentação oral (20 minutos, formato conferência, com discussão) do tema proposto para trabalhar no trabalho escrito; redação de um trabalho escrito. Será ainda reservado tempo de orientação tutorial presencial e via e-mail.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão