Skip to main content

IPLUSO 19638

Imagem em Medicina Nuclear I

Imagem Médica e Radioterapia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC apresenta ao estudante todos os aspetos de atuação do Técnico de Medicina Nuclear em contexto clínico. São abordados os principais exames realizados em Medicina Nuclear convencional, desde a abordagem ao doente, recolha de informação clínica, definição do protocolo melhor aplicável ao doente, o tipo e atividade de radiofármacos utilizados, a sua biodistribuição normal, os achados e artefactos cintigráficos, bem como a análise técnica e processamento dos exames.
  • ProgramaProgramme
    1- Exames de Medicina Nuclear ao Aparelho osteoarticular 2- Exames de Medicina Nuclear em Nefro-urologia 3- Exames de Medicina Nuclear em Pneumologia 4- Exames de Medicina Nuclear em Gastrenterologia
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos em Imagem em Medicina Nuclear (NM), que lhes permitam executar com destreza os procedimentos técnicos para a execução de exames de MN. Dotar o aluno de conhecimentos em termos metodológicos e de técnicas de execução de exames de MN, que lhe permitam identificar as indicações clínicas, objetivos, preparação do doente, radiofármacos utilizados e respetiva biodistribuição, condições de aquisição e processamento das imagens e avaliação técnica, no âmbito dos exames de NM convencional: - sistema osteoarticular - nefro-urologia - pneumologia - gastroenterologia.
  • BibliografiaBibliography
    Prakash, D. (2014). Nuclear Medicine – A Guide for Healthcare Professionals and Patients. New Delhi: Spinger. Ramer, K.; Mantel, E.; Reddin, J.; Cheng, G. & Alavi, A. (2013). Nuclear Medicine Technology – Review Questions for the Board Examinations, 4th Ed. Springer. Biersack, H. & Freeman, L. (2007). Clinical Nuclear Medicine. New York: Springer. Sharp P.; Gemmell, H. & Murray A. (2005). Practical Nuclear Medicine, 3rd Ed. London: Springer.  
  • MetodologiaMethodology
    A unidade curricular pode ser concluída por avaliação contínua ou por exame final. A classificação final da unidade curricular por avaliação contínua é obtida a partir das classificações obtidas na componente teórica (50%) e na componente prática (50%). A componente teórica consta de duas frequências escritas (classificação mínima em cada frequência de 8 valores). A componente prática consta de dois momentos de avaliação prática (25% cada), com classificação mínima de 8 valores cada. A classificação final mínima a cada componente (T e PL) e à UC é de 9,5 valores.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não