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IPLUSO 19649

Imagem por Ressonância Magnética

Imagem Médica e Radioterapia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A ressonância magnética é amplamente utilizada na medicina para o diagnóstico de uma variedade de condições médicas, desde lesões musculoesqueléticas até doenças neurológicas. Portanto, os estudantes que concluírem com sucesso esta unidade curricular estarão melhor preparados para compreender os fundamentos desta técnica de imagem, bem como os procedimentos técnicos de aquisição de imagem e para a sua avaliação.
  • ProgramaProgramme
    Introdução ao estudo da técnica de Ressonância Magnética (RM) 1 Princípios físicos da Ressonância Magnética (RM) 2 Componentes dos equipamentos RM e bobines de radiofrequência 3 Imagem em RM (aquisição, visualização e artefactos) Planos de estudo anatómico, terminologia e conceitos anatómicos, orientação de peças anatómicas Interpretação da Anatomia Seccional e Patologia inerentes ás áreas clínicas em estudo Exames RM na área de estudo da Neurorradiologia 1 Crânio 2 Coluna vertebral 3 Exames vasculares 4 Exames específicos c/ pós-processamento Exames RM na área de estudo da Radiologia 1 Pescoço/cervical PM 2 Tórax 3 Mamária 4 Cardíaca 5 Abdómen 6 Pélvis 7 Exames vasculares 8 Exames específicos c/ pós-processamento Exames RM na área de estudo Osteo-Articular .1 Ossos .2 Articulações Meios de Contraste utilizados em RM
  • ObjectivosObjectives
    Transmitir um conhecimento compreensível e detalhado dos procedimentos técnicos de aquisição de imagem na Ressonância Magnética (RM), em exames nas áreas de Neurorradiologia, Radiologia, Osteo-Articular e Vascular Conhecer os princípios gerais da Anatomia seccional e Patologia seccional, familiarizando os alunos com a terminologia e visualização/identificação anatómica, estimulando a sua capacidade de observação e dotando-os da técnica de descrição e visualização adequada Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos campos da técnica/aquisição e interpretação de imagem, aplicada posteriormente na sua futura vivência clínica Identificar, interpretar e descrever as estruturas anatómicas constituintes do corpo humano normais e patológicas, com base na visualização da imagem por RM Relacionar a técnica de aquisição no exame com as estruturas anatómicas e sua função Integrar a especificidade de cada sistema anatómico na técnica radiológica utilizada no exame
  • BibliografiaBibliography
    Almandoz, T. (2003). Guía práctica para profesionales de Resonancia Magnética. Osatek, S.A. Ellis, H.; Logan, B. M. & Dixon, A. K. (2009). Human Sectional Anatomy: Pocket Atlas of Body Sections, CT and MRI Images. 3rd Ed. CRC Press. Hoa, D.; Taourel, P.; Micheau, A.; Gahide, G. & Le Bars, E. (2008). L`IRM – pas à pas. Sauramps Médical Westbrook, C. (2010). Manual de Técnicas de Ressonância Magnética. 3ª Ed. Guanabara koogan Fischer, W.; Grainger, A. J.; Bohndorf, K. (2016). MR-Notes.com: Illustrated Notes On Musculoskeletal MRI. 3rd Ed. Zusmarshausen mr-verlag. Roth, C.G. & Deshmukh, S. (2016). Fundamentals of Body MRI. 2nd Ed. Elsevier. Dale, B. M.; Brown, M. A. & Semelka, R. C. (2015). MRI: Basic Principles and Applications. 5th Ed. Wiley-Blackwell. Möller, T. B. & Reif, E. (2010). MRI Parameters and Positioning. 2nd Ed. Thieme. Andersom, M. W. & Fox, M. G. (2016). Sectional Anatomy by MRI and CT. 4th Ed. Elsevier  
  • MetodologiaMethodology
    Expositiva, demonstrativa, participativa e resolução de problemas. A unidade curricular pode ser efetivada por avaliação contínua ou por avaliação final. A classificação final (CF) da unidade curricular por avaliação contínua é obtida a partir das classificações obtidas na componente escrita (T) e na componente prática (PL). A componente escrita consta de 2 frequências e é relativa aos conteúdos teóricos tendo em conta as áreas clínicas em estudo. A classificação mínima em cada frequência é de 9,5 valores. A componente prática consta de 2 momentos de avaliação práticos realizados durante as aulas, devendo ser a classificação mínima em cada avaliação prática ser igual ou superior a 9,5 valores. A classificação final é calculada a partir da seguinte fórmula: CF = 0,40 T + 0,60 PL. A classificação de todos os instrumentos de avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo que o valor ponderado das classificações obtidas tem de ser igual ou superior a 9,5 valores.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não