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IPLUSO 19651

Imagem por Tomografia Computorizada

Imagem Médica e Radioterapia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A TC desempenha um papel crucial no diagnóstico e tratamento de uma ampla gama de condições médicas, tornando-se uma ferramenta indispensável. A unidade curricular de Imagem por Tomografia Computorizada é uma parte essencial dos cursos relacionados com a área da saúde e diagnóstico por imagem. Nesta disciplina, os estudantes exploram os princípios e aplicações da tomografia computorizada (TC). Os alunos que frequentam esta unidade curricular irão aprender sobre os fundamentos da TC, incluindo a física por trás da técnica, os diferentes tipos de scanners e os protocolos de aquisição de imagem. Além disso, serão introduzidos aos vários tipos de patologias que podem ser diagnosticadas através da TC, desde lesões musculoesqueléticas até doenças abdominais e torácicas.  
  • ProgramaProgramme
    Introdução ao estudo da técnica de TC Princípios físicos da TC Componentes dos equipamentos de TC Aquisição de imagem em TC Planos de estudo anatómico, terminologia e conceitos anatómicos, orientação de peças anatómicas Interpretação da Anatomia Seccional e Patologia inerentes ás áreas clínicas em estudo Exames TC na área de estudo da Neurorradiologia Crânio Coluna vertebral Exames vasculares Exames específicos c/ pós-processamento Exames TC na área de estudo da Radiologia Pescoço/cervical Tórax Cardíaco Abdómen Pélvis Exames vasculares Exames específicos c/ pós-processamento Exames TC na área de estudo Osteoarticular Ossos Articulações Exames específicos com medição ortopédica Exames específicos com pós-processamento Meios de Contraste utilizados em TC
  • ObjectivosObjectives
    Transmitir um conhecimento compreensível e detalhado dos procedimentos técnicos de aquisição de imagem na Tomografia Computorizada (TC), em exames nas áreas de Neurorradiologia, Radiologia e Osteo-Articular Conhecer os princípios gerais da Anatomia seccional e Patologia seccional, familiarizando os alunos com a terminologia e visualização/identificação anatómica, estimulando a sua capacidade de observação e dotando-os da técnica de descrição e visualização adequada Adquirir uma base de conhecimentos que possa ser utilizada nos campos da técnica/aquisição e interpretação de imagem, aplicada posteriormente na sua futura vivência clínica Identificar, interpretar e descrever as estruturas anatómicas constituintes do corpo humano normais e patológicas, com base na visualização da imagem por TC Relacionar a técnica de aquisição no exame com as estruturas anatómicas e sua função Integrar a especificidade de cada sistema anatómico na técnica radiológica utilizada no exame
  • BibliografiaBibliography
    Henwood, S. (2003). Técnicas e Prática na Tomografia Computadorizada Clínica. Guanabara koogan. Reiser, M. F.; Takahashi, M.; Modic, M.; Bruening, R. & Baert, A. L. (2012). Multislice CT (Medical Radiology). Springer. Hofer, M. (2011). CT Teaching Manual: A Systematic Approach to CT Reading. 4th Ed. Thieme. Prokop, M. & Galanski, M. (2003). Spiral and Multislice Computed Tomography of the Body. Thieme. Dixon, A. K.; Browden, D. J.; Logan, B. M. & Ellis, H. (2017). Human Sectional Anatomy: Pocket atlas of body sections, CT and MRI images. 4th Ed. CRC Press Anderson, M. W. & Fox, M. G. (2016). 4th Ed. Elsevier. Pons-Llado, G. & Leta-Petracca, R. (2007). Atlas of Non-Invasive Coronary Angiography by Multidetector Computed Tomography. Springer Tubiana, J-M.; Arrivé, L. & Kalifa, G. (2004). Radiodiagnostic. Masson.
  • MetodologiaMethodology
    Expositiva, demonstrativa, participativa e resolução de problemas. A unidade curricular pode ser efetivada por avaliação contínua ou por avaliação final. A classificação final (CF) da unidade curricular por avaliação contínua é obtida a partir das classificações obtidas na componente escrita (T) e na componente prática (PL). A componente escrita consta de 2 frequências e é relativa aos conteúdos teóricos tendo em conta as áreas clínicas em estudo. A classificação mínima em cada frequência é de 9,5 valores. A componente prática consta de 2 momentos de avaliação práticos realizados durante as aulas, devendo ser a classificação mínima em cada avaliação prática ser igual ou superior a 9,5 valores. A classificação final é calculada a partir da seguinte fórmula: CF = 0,40 T + 0,60 PL. A classificação de todos os instrumentos de avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo que o valor ponderado das classificações obtidas tem de ser igual ou superior a 9,5 valores.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não