IPLUSO 22305
Inclusão Social: Necessidades Educativas Especiais em Crianças e Jovens
Acompanhamento de Crianças e Jovens (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationNeste ciclo de estudos tem toda a pertinência incluir uma unidade curricular que contemple e desperte para a necessidade de uma Educação para Todos e para cada um que promova o respeito pela diferença e a exigência de flexibilização do currículo e da aprendizagem cooperativa.
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ProgramaProgrammeNecessidades educativas especiais/específicas: origem e evolução do conceito; Diversidade e diferença numa perspetiva de Educação para todos; Educação Inclusiva: breve revisão de conceitos e sua contextualização no panorama nacional e internacional; Metodologias e Práticas para uma Inclusão socioeducativa: teoria e prática; Aprendizagem cooperativa; Diferenciação pedagógica Inclusiva; Etapas do Trabalho de projeto.
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ObjectivosObjectivesPromover a discussão para a definição e enquadramento do conceito de diversidade e diferença, numa perspetiva de Educação Inclusiva. Sensibilizar para um novo paradigma de atuação na comunidade educativa e na sala de aula, na perspetiva do direito à diferença. Criar oportunidades de elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos para promover uma Educação para Todos e para cada um. Ser capaz de: utilizar os conceitos inerentes à temática em estudo, na expressão corrente, usando o vocabulário específico; discutir, com os pares, perspetivas teóricas e práticas promotoras de Inclusão; elaborar, desenvolver e avaliar pequenos projetos de investigação e de ação socioeducativa; trabalhar em equipa, gerindo relações e oportunidades de participação de todos.
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BibliografiaBibliographyBooth, T. & Ainscow, M. (2002). Índex para a inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. CSIE. Kilpatrick W. (2006). O método de projecto. Ed. Pedagogo. Lopes, J. & Silva, H. (2009). A aprendizagem cooperativa na sala de aula: um guia prático para o professor. Lidel. Pereira, F. (coord) (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. ME/DGE. Sanches, I. (2011). Em busca de Indicadores de Educação Inclusiva. A ¿voz¿ dos professores de apoio sobre o que pensam, o que fazem e o que gostariam de fazer. EUL. Tomlinson, C. A. (2008). Diferenciação pedagógica e diversidade: ensino de alunos em turmas com diferentes níveis de capacidade. Porto Editora
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MetodologiaMethodologyPromovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos. (debate, discussão, trabalhos de grupo, recurso a plataformas digitais, flipped calssroom, ..)
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão