IPLUSO 22411
Inglês de Negócios
Gestão Empresarial [L] (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta UC visa: Desenvolver a reflexão crítica do aluno, o vocabulário e a fluência na língua inglesa. Promover a eficaz e idiomática expressão oral e escrita do aluno, utilizando vocabulário e competências linguísticas adequados às situações em que se encontra. Praticar a comunicação profissional em língua inglesa, em contextos relativos a organizações e situações relacionadas com as carreiras nas empresas. Discutir algumas tendências recentes em gestão. Trabalhar a comunicação telefónica, nas várias situações que se colocam com mais frequência num contexto organizacional, desenvolvendo competências linguísticas para comunicar eficazmente. Desenvolver a prática de apresentações profissionais em inglês, com ênfase na estrutura e linguagem adequadas.
-
ProgramaProgrammeOrganizações/Empresas. Estrutura organizacional. Hierarquia e posições. Departamentos, responsabilidades e tarefas. Formas de gerir e liderar. O jargão mais comum. Tendências em gestão Falar ao telefone Situações mais comuns: como responder Linguagem adequada para responder a situações (mensagens gravadas, estabelecer ligação, deixar mensagem, número errado) Realizar apresentações eficazes e profissionais em inglês (preparação, estrutura, linguagem, elementos não-linguísticos). Leitura: Leaders Eat Last: Why Some Teams Pull Together and Others Don't de Simon Sinek (1 capítulo)
-
ObjectivosObjectivesPrincipais competências a adquirir: Fluência, clareza e precisão na expressão em inglês; Conhecimento da estrutura empresarial típica, diferentes departamentos, funções e responsabilidades. Consciência crítica de algumas tendências atuais em gestão empresarial. Comunicação telefónica formal eficaz em inglês ¿ escutar ativamente; fornecer, solicitar e registar informação, responder adequadamente. Realização de apresentações em inglês eficazes e profissionais. Sensibilidade intercultural.
-
BibliografiaBibliographyBruce, A. & Love, S. (2023). Presentation Essentials. New York: McGraw-Hill. Chan, M. (2020). English for Business Communication. London & New York: Routledge. Emmerson, P. (2009). Business Vocabulary Builder. Oxford: Macmillan. Gordon Smith, D. (2007). English for Telephoning. Oxford: OUP. Mascull, Bill (2017). Business Vocabulary in Use. 3rd edition. Cambridge: CUP. Sinek, S. (2014). Leaders eat last: why some teams pull together and others don¿t. New York: Penguin Group. Trappe, T. & Tullis, G. (2011). Intelligent Business. Harlow: Pearson Educational Ltd.
-
MetodologiaMethodologyUtilização quase constante de atividades comunicativas em detrimento de exposição pela docente, pesquisa e partilha de informação sobre os tópicos individualmente e em grupo, recurso a abordagem interdisciplinar aos temas, metodologia flipped classroom, processo de feedforward.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão