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IPLUSO 22145

Iniciação à Prática na Educação Pré-escolar

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade dá apoio à organização, desenvolvimento e avaliação da Prática Profissional, explorando conteúdos inerentes à intervenção em educação Pré-Escolar e providenciando a logística necessária para o acesso, acolhimento e permanència dos/das estudantes nas instituições. São elaborados protocolos com as instituições de acolhimento dos/das estudantes estagiários(as); é realizada a supervisão com os orientadores locais e, no final, é feita a avaliação da Prática Profissional.
  • ProgramaProgramme
    Embora os conteúdos devam emergir das experiências de Prática Profissional, ponderam-se alguns enfoques. A intervenção na Educação Pré-Escolar: Principios e normas de atuação Interação com as crianças e os adultos presentes Atividades a ser desenvolvidas com as crianças e na instituição Participaçao em equipas de trabalho Registo e reflexão sobre a Prática Profissional, numa dinâmica de ação/reflexão/ação Apoio para a participação e organização de atividades culturais, científicas e pedagógicas Organização e estruturação do plano de intervenção de cada uma das estagiárias Acompanhamento da Prática Profissional Elaboração de um Portfólio da Prática Profissional Listagem e seleção das Instituições para o acolhimento das estudantes candidatas à IPP Elaboração e estabelecimento de Protocolos entre o IPLUSO/ESEL e as instituições Elaboração de documentos a preencher pelas estudantes e pelas instituições Contatos formais e informais com as instituições. Avaliação da Prática Profissional.
  • ObjectivosObjectives
    Pretende-se que o/a aluno seja capaz de: - caracterizar e identificar as necessidades e interesses da instituição de acolhimento; - caracterizar e identificar as necessidades, interesses e expetativas do público-alvo com quem se vai atuar; - propor atividades viáveis que respondam às necessidades e interesses da instituição/grupo de crianças; - executar as atividades propostas; - integrar-se em equipas de trabalho; - registar as práticas e refletir sobre as mesmas, procurando sugerir vias alternativas de atuação, quando necessário; - fazer um balanço crítico da sua atividade, identificando aspetos positivos e negativos e fazendo sugestões/propostas de continuidade e mudança; - desenvolver competências de interação, criatividade e sustentabilidade; - elaborar um portefólio da atividade desenvolvida.
  • BibliografiaBibliography
    Almeida, J. & Pinto, J. (2000). A Investigação nas Ciências Sociais Lisboa: Editorial Presença Boutinet, J. (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Piaget Esteves, A. J. (1986). A investigação-acção. In A. S. Silva, & J. M. Pinto, Metodologia das Ciências Sociais (pp. 251-278). Porto: Afrontamento. Fortin M. (1999). O Processo de Investigação, da concepção à realização. Loures: Lusociência Many, E, & Guimarães, S. (2006). Como Abordar... A Metodologia de Trabalho de Projecto. Porto. Areal Editores  Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2016). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa:Gradiva Sanches, I. (2001). Comportamentos e Estratégias de Actuação na Sala de Aula. Porto Editora. Sanches, I. (2005). Compreender Agir Mudar Incluir: da investigação acção à educação inclusiva. Revista Lusófona de Educação, 5, 127-142. Sanches, I. (2011). Do ‘aprender para fazer’ ao ‘aprender fazendo’: as práticas de Educação inclusiva na escola. Revista Lusófona de Educação, 19, 135-156.
  • MetodologiaMethodology
    As metodologias centradas no "aprender fazendo" fazem do aluno o centro da aprendizagem. Assim, o professor surge como o mediador entre o saber (os conteúdos) e as diferentes formas de acesso ao mesmo, expressas nas metodologias.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Sim