Skip to main content

IPLUSO 22145

Iniciação à Prática na Educação Pré-escolar

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta UC é basilar para a Iniciação da Prática Profissional em contextos de educação Pré-escolar. Tem uma forte componente teórica que visa fundamentar e compreender a ação educativa através de uma observação participante; planificar e agir pedagogicamente de forma sustentada, refletidada e ajustada ao contexto; e adquirir ferramentas de avaliação e registo da ação educativa. Esta UC também envolve o continuo contacto com as instituições de acolhimento e orientadores cooperantes - elaboração dos protocolos; formalização dos estágios (assinatura dos contratos de estágio); reuniões com educadores/as cooperantes; supervisão; avaliação; etc.
  • ProgramaProgramme
    Componente Teórica e Metodológica: Ação educativa e Currículo OCEPE,  Documentos legais de EPE Documentos que enquadram a ação educativa (projeto educativo, regulamento interno, projeto curricular de escola/grupo)  Abordagens pedagógicas da ação educativa Rotinas (plano anual de atividades, horário semanal) Planificação de atividades Observação participante Notas de campo Trabalho de Projeto,  Projetos EPE Componente Prática: Observação participante Participação e implementação de atividades Ação educativa colaborativa Reflexão e análise crítica da ação educativa
  • ObjectivosObjectives
    Colaborar e atuar respeitando as ideologias e os valores da instituição cooperante. Estabelecer uma boa interação com a equipa Participar nas atividades organizadas pelo(a) orientador(a) cooperante Reconhecer a importância da organização do ambiente educativo (espaço, tempo, materiais, documentos educativos…) Identificar a intencionalidade educativa das práticas educativas que observa ou participa Colaborar na planificação, preparação e dinamização de atividades com(a) orientador(a) cooperante Construir um relatório analítico e reflexivo da prática de estágio recorrendo a instrumentos de observação, registo, documentação e avaliação.
  • BibliografiaBibliography
    Brooker, I., Blaise, M. & Edwards, S. (Eds.). (2014). The Sage handbook of play and learning in early childhood. Sage Cardona, M. J. et al (2021). Planear e Avaliar na Educação Pré-Escolar. DGE. Ferreira, M., & Tomás, C. (2018). “O pré-escolar faz a diferença?” Políticas educativas na educação de infância e práticas pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, 31(2), 68-84. Oliveira-Formosinho, J., & Formosinho, J. (2017). Pedagogia-em-Participação: a documentação pedagógica no âmago da instituição dos direitos da criança no cotidiano. Em Aberto, 30(100). Oliveira-Formosinho, J., Lino, D., & Niza, S. (2007). Modelos Curriculares para a Educação de Infância-Construindo uma práxis de participação. Porto Editora. Pinazza, M., & Fochi, P. (2018). Documentação Pedagógica: observar, registar e (re)criar significados. Revista Linhas, 19(40), 184-199. Silva, L. S., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. DGE.
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino e de aprendizagem foi selecionada, por promover o desenvolvimento de competências pela resolução de problemas que favorecem a literacia científica, a aprendizagem ao longo da vida e a construção de conhecimento mais efetivo e significativo por parte dos alunos/as. Neste sentido, a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL), ao ser uma metodologia educativa centrada no/a aluno/a, compreende a importância do seu protagonismo na construção do seu conhecimento ao serem envolvidos/as de forma ativa e participativa em todo o seu processo educativo. Pois, para a resolução de problemas são abordadas questões conceituais, processuais, comportamentais e de investigação. No contexto de estágio em Jardim de Infância, o/a estudante atua em conformidade com a instituição cooperante e as orientações da ESEL.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Sim