IPLUSO 22158
Iniciação à Prática Profissional - Contextos Educativos não Formais
Educação Básica (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationEsta unidade dá apoio à organização, desenvolvimento e avaliação da Prática Profissional, explorando conteúdos inerentes à intervenção em contextos educativos não formais e providenciando a logística necessária para o acesso, acolhimento, permanência e sucesso das estudantes nas instituições. São estabelecidos protocolos com as instituições de acolhimento das estudantes/estagiárias; é realizada a supervisão com os orientadores locais e, no final, a avaliação da Prática Profissional
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ProgramaProgrammeEmbora os conteúdos devam emergir das experiências de Prática Profissional, ponderam-se alguns enfoques. A intervenção em contextos educativos não formais: princípios e normas de atuação interação com as crianças e os adultos presentes atividades a ser desenvolvidas com as crianças e na instituição participação em equipas de trabalho. Registo e reflexão sobre a Prática Profissional, numa dinâmica de ação/reflexão/ação. Apoio para a participação e organização de atividades culturais, científicas e pedagógicas. Organização e estruturação do plano de intervenção das estagiárias Acompanhamento da Prática Profissional Elaboração de um Portfólio da Prática Profissional Listagem e seleção das Instituições para o acolhimento das estudantes candidatas à IPP Elaboração e estabelecimento de Protocolos entre o IPLUSO/ESEL e as instituições Elaboração de documentos a preencher pelas estudantes e pelas instituições Contatos formais e informais com as instituições Avaliação da Prática Profissional
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ObjectivosObjectivesPretende-se que o estudante seja capaz de: caracterizar e identificar as necessidades e interesses da instituição de acolhimento; caracterizar e identificar as necessidades, interesses e expetativas do público-alvo com quem se vai atuar; propor atividades viáveis que respondam às necessidades e interesses da instituição/grupo de crianças; executar as atividades propostas; integrar-se em equipas de trabalho; registar as práticas e refletir sobre as mesmas, procurando sugerir vias alternativas de atuação, quando necessário; fazer um balanço crítico da sua atividade, identificando aspetos positivos e negativos e fazendo sugestões/propostas de continuidade e mudança; desenvolver competências de interação, criatividade e sustentabilidade; elaborar um portfólio da atividade desenvolvida
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BibliografiaBibliographyBernardes, C. & Miranda, F. B. (2003). Portefólio: Uma Escola de Competências . Porto Editora. Marques, T. (2021). Contextos não formais e informais: recursos educativos a explorar com crianças dos 3 aos 6 anos. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar. Escola Superior de Educação | Politécnico de Coimbra. McGee, J. (2019). Cuidar criando boas memórias. Oliveira de Frades: Edição Assol. Oliveira, G; Fini, L.; Boruchovitch, E. & Brenelli, R. (orgs.) (2014). Educar crianças: grandes desafios: como enfrentar. Vozes Canastra, F., Haanstra, F., & Vilanculos, M. (2015). Manual de Investigação Científica da Universidade Católica de Moçambique. Beira: Instituto Integrado de Apoio à Investigação Científica. Sá-Chaves, I. (2005). Os ?portfólios reflexivos? (também) trazem gente dentro . Porto Editora. Sanches, I. (2005). Compreender Agir Mudar Incluir: da investigação¿acção à educação inclusiva. Revista Lusófona de Educação, 05, 127-142 . Zabalza, M. A. (1994). Diários de Aula . Porto Editora
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MetodologiaMethodologyAs metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino -aprendizagem são suportadas na mentoria e no acompanhamento personalizado, nos debates/discussão de ideias e no uso de tecnologias educacionais de forma a apoiar os estagiários a adquirir competências técnicas e comportamentais essenciais para o sucesso da prática profissional e focada na preparação dos futuros profissionais para os desafios do mundo do trabalho
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipSim