IPLUSO 22151
Iniciação à Prática Profissional no 1º CEB
Educação Básica (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationEsta unidade dá apoio à organização, desenvolvimento e avaliação da Prática Profissional, explorando conteúdos inerentes à intervenção em no 1º ciclo do Ensino Básico e providenciando a logística necessária para o acesso, acolhimento e permanència dos/das estudantes nas instituições. São elaborados protocolos com as instituições de acolhimento dos/das estudantes estagiários(as); é realizada a supervisão com os orientadores locais e, no final, é feita a avaliação da Prática Profissional.
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ProgramaProgrammeEmbora os conteúdos devam emergir das experiências de Prática Profissional, ponderam-se alguns enfoques. A intervenção no Ensino Básico: Princípios e normas de atuação Interação com as crianças e os adultos presentes. Atividades a ser desenvolvidas com as crianças e na instituição. Participação em equipas de trabalho. Registo e reflexão sobre a Prática Profissional, numa dinâmica de ação/reflexão/ação. Apoio para a participação e organização de atividades culturais, científicas e pedagógicas. Organização e estruturação do plano de intervenção de cada uma das estagiárias. Acompanhamento da Prática Profissional. Elaboração de um Portfólio da Prática Profissional. Listagem e seleção das Instituições para o acolhimento das estudantes candidatas à IPP Elaboração e estabelecimento de Protocolos entre o IPLUSO/ESEL e as instituições. Elaboração de documentos a preencher pelas estudantes e pelas instituições. Contatos formais e informais com as instituições. Avaliação da Prática Profissional.
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ObjectivosObjectivesPretende-se que o/a aluno seja capaz de: - caracterizar e identificar as necessidades e interesses da instituição de acolhimento; - caracterizar e identificar as necessidades, interesses e expetativas do público-alvo com quem se vai atuar; - propor atividades viáveis que respondam às necessidades e interesses da instituição/grupo de crianças; - executar as atividades propostas; - integrar-se em equipas de trabalho; - registar as práticas e refletir sobre as mesmas, procurando sugerir vias alternativas de atuação, quando necessário; - fazer um balanço crítico da sua atividade, identificando aspetos positivos e negativos e fazendo sugestões/propostas de continuidade e mudança; - desenvolver competências de interação, criatividade e sustentabilidade; - elaborar um portefólio da atividade desenvolvida.
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BibliografiaBibliographyBoutinet, J. (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Piaget Many, E, & Guimarães, S. (2006). Como Abordar... A Metodologia de Trabalho de Projecto. Porto. Areal Editores Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2016 ). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa:Gradiva Graue, M. & Walsh, D. (2003). Investigação etnográfica com crianças: teoria, métodos e ética . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Sanches, I. (2011). Do ‘aprender para fazer’ ao ‘aprender fazendo’: as práticas de Educação inclusiva na escola. Revista Lusófona de Educação, 19, 135-156. Sanches, I. (2005). Compreender Agir Mudar Incluir: da investigação acção à educação inclusiva. Revista Lusófona de Educação, 5, 127-142. Sanches, I. (2001). Comportamentos e Estratégias de Actuação na Sala de Aula. Porto Editora.
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MetodologiaMethodologyPromovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos. (debate, discussão, trabalhos de grupo, recurso a plataformas digitais, flipped calssroom, ..)
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipSim