Skip to main content

IPLUSO 18842

Iniciativa Empresarial e Empreendedorismo

Gestão Administrativa de Recursos Humanos (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular Criatividade, Inovação e Empreendedorismo tem como principal objetivo dotar os alunos com os fundamentos para desenvolvimento projetos criativos, seja através da criação de novas empresas, seja no desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços em empresas a criar ou já existentes. Os alunos irão adquirir competências para promover e organizar processos criativos, para entender a inovação como processo empreendedor e a relação das inovações com o mercado de consumidores.
  • ProgramaProgramme
    Os alunos serão incentivados a pensar com lógica e criticamente, a investigar, a comunicar com clareza, oralmente e por escrito, a apresentar informação, e a trabalhar em equipa. A unidade curricular é de natureza teórico-prática. A componente teórica incide sobre os conceitos e a parte prática consiste em investigação e aplicação de conceitos ao desenvolvimento básico de ideias de negócio. Conteúdos programáticos: 1. Criatividade a. Conhecimento, aprendizagem e conceção b. Processos de geração de ideias c. Experimentação 2. Cinco revoluções tecnológicas a. Digitalização e globalização b. Empresas e negócios digitais 3. Empreendedorismo a. Inventores, inovadores, investidores b. Fontes de oportunidade c. Mentalidade e ação empreendedora d. A empresa empreendedora 4. Inovação a. O processo de inovação-decisão b. Atributos da inovação c. Tipos de inovação d. Praticar inovação e. Clusters de inovação f. Quatro elementos principais da difusão de inovações
  • ObjectivosObjectives
    Os alunos serão incentivados a pensar com lógica e criticamente, a investigar, a comunicar com clareza, oralmente e por escrito, a apresentar informação, e a trabalhar em equipa. A unidade curricular é de natureza teórico-prática.
  • BibliografiaBibliography
    Drucker, P.F. (1985) Innovation and Entrepreneurship Perez, C. (2002) Technological Revolutions and Financial Capital. Edward Elgar Rogers, E.M. (2003) Diffusion of Innovations. Focal Press Venkataraman, V. (2010) Entrepreneurship. University of Virginia Darden Business School Sarasvathy, S. (2001) What Makes Entrepreneurs Entrepreneurial. University of Washington School of Business Sloman, J., et al. (2016) Economics for Business. Pearson Recursos Didáticos: - Sala com quadro e Vídeo projetor  
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia de ensino inclui o método expositivo (ME1) para apresentar os conteúdos necessários, o demonstrativo (ME2) para ilustrar a sua aplicação a casos práticos e o ativo (ME3) para resolução de casos em sala de aula, com e sem recurso ao computador. A avaliação de conhecimentos é feita pela realização de dois trabalhos. Primeiro trabalho - Análise de um Paper que envolve a matéria a lecionar conjugado com a apresentação de capítulos da UC Segundo Trabalho – Análise de um caso existente ou criação de um produto/serviço que suporte a UC  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    2
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não