IPLUSO 25638
Instrumentação e Sensores
Automação e Sistemas Informáticos (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationO âmbito desta unidade curricular contempla o estudo de sensores, tecnologias e equipamentos de teste e medida. São também leccionados os conceitos fundamentais de Metrologia, com correspondente aplicação prática, através de uma forte componente laboratorial. A necessidade da utilização da Metrologia surge então de forma natural ao longo do trabalho desenvolvido. São também leccionados tópicos de análise de sinais no tempo e na frequência, que permitem a compreensão das características das grandezas a medir, das dificuldades do processo, e medidas se podem adoptar na mitigação dessas dificuldades. Permite ao discente a abordagem aos sistemas de medida de forma integrada.
-
ProgramaProgramme1. Metrologia • Métodos de medida e definições fundamentais: Alcance, precisão, exactidão, sensibilidade, etc.; • Noções elementares de erro, incerteza, unidades e padrões, apresentação de resultados; • Propagação da incerteza; 2. Sensores • Sensores passivos e activos: resistivos, capacitivos, diferenciais, termoeléctricos, efeito de Hall; • Instrumentos de medida • Aumento da gama de medição de um aparelho de medida • Pontes de medida 3. Análise de Sinais • Sinais no tempo, e operações com números complexos • Transformada de Laplace • Transformada de Fourier 4. Análise em regime estacionário sinusoidal • Análise de circuitos lineares em regime estacionário sinusoidal. Análise no plano Complexo. Fasores. Impedância e Reactância. Relações de amplitude e fase em resistências, bobinas e condensadores • Potência activa e reactiva, factor de Potência 5. Análise em frequência • Análise circuitos domínio da frequência. Zeros e Pólos. Diagramas de Bode. Ressonância • Filtros e aplicações à redução de ruído
-
ObjectivosObjectivesEsta unidade tem por objectivo proporcionar uma introdução sensores, tecnologias e equipamentos de teste e medida da área. São também leccionados os conceitos fundamentais de Metrologia, com correspondente aplicação prática, através de uma forte componente laboratorial. As competências fundamentais a desenvolver são: 1. Familiarização com os sensores, tecnologias e equipamentos; 2. Familiarização com os conceitos de Metrologia, e sua aplicação aos processos de aquisição de dados; 3. Familiarização com os equipamentos de teste típicos da área: multímetros, geradores de sinal, osciloscópios; 4. Conhecimento das técnicas de análise de sinais no tempo e frequência 5. Familiarização com compensação de factor de potência e ressonância de circuitos 6. Capacidade de análise na frequência de circuitos elementares, e da aplicação de filtros aos processos de medida
-
BibliografiaBibliographyBalbinot, A. e Brusamarello, V. J., Instrumentação e Fundamentos de Medidas, Volumes I e II, 2ª Edição, Editora GEN-LTC, 2010. Silva, G. M. S., Basic Metrology for ISO 9000 Certification, Butterworth-Heinemann, 2002. Almeida, G., Sistema Internacional de Unidades (SI), Grandezas e Unidades Físicas, terminologia, símbolos e recomendações, 2ª Edição, Plátano Editora, S.A., 1997. Johnson, C. D., Controlo de Processos: Tecnologia da Instrumentação, Fundação Calouste Gulbenkian, 1990. Wilson, J. S., Sensor Technology Handbook, Elsevier, 2005. Webster, J. G., The Measurement, Instrumentation, and Sensors Handbook, CRC Press, 1999.
-
MetodologiaMethodologyFornecimento de diverso material de estudo em suporte digital, como slides e exercícios. Recurso a software para análise de dados. Utilização de microcontroladores (Arduino) para iniciação ao processo de automação de medidas.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




