IPLUSO 19627
Integração à Imagem Médica e Radioterapia I
Imagem Médica e Radioterapia (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular de Integração à Imagem Médica e Radioterapia I representa o primeiro contacto dos estudantes com as áreas core da Licenciatura (Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear) e com as respetivas profissões. Esta UC prevê a apresentação dos conceitos básicos que regem estas áreas das tecnologias da saúde, que serão posteriormente interligados com os conteúdos programáticos das diversas UC específicas da área científica das Ciências de Imagem Médica e Radioterapia. A UC apresenta a história destas profissões, o papel dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear, bem como os conceitos fundamentais à compreensão da aplicação das radiações ionizantes à prática clínica, no âmbito do diagnóstico e do tratamento de diversas patologias.
-
ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos Radioterapia Breve revisão histórica Estrutura e organização dos serviços de radioterapia Bases físicas e biológicas da Radioterapia Efeitos da radioterapia sobre os tecidos Equipamentos, modalidades de tratamento e processos executados em radioterapia Cuidados com o paciente Medicina Nuclear Breve revisão histórica Estrutura e organização dos serviços de MN Conceitos básicos em Medicina Nuclear Cuidados adicionais na manipulação de fontes não seladas A imagem molecular: tipo de técnicas e equipamentos A terapia por radionuclídeos A Radiofarmácia Radiologia Breve revisão histórica Conceitos básicos em Radiologia Técnicas e metodologias de imagem por Raio-X Princípios físicos na formação da imagem radiográfica Introd. a valências imagiológicas avançadas Estrutura, organização e gestão do serviço de imagiologia médica Ética e Bioética profissional em IMR
-
ObjectivosObjectives• Saber a história e desenvolvimento das profissões das tecnologias da saúde • Identificar as áreas de intervenção da Imagem Médica e Radioterapia (IMR) • Compreender o papel dos técnicos de IMR (perfil atual, realidade profissional e código deontológico) • Identificar as principais indicações clínicas das referidas tecnologias, bem como suas limitações e resultados • Enumerar as principais evoluções tecnológicas que têm vindo a permitir uma melhoria qualitativa do processo de diagnóstico, planeamento, simulação e tratamento em Radioterapia • Reconhecer os fundamentos do diagnóstico e terapia com radiações
-
BibliografiaBibliography• Beyzadeoglu, M.; Ozyigit, G.; Ebruli, C. (2010) Basic Radiation Oncology. Springer-Verlag Berlin Heidelberg. • Peres, C., A. ; Brady, L., W. ; Halperin, E., C. (2008) Principles and Practice of Radiation Oncology. C. 5a edição. Editora Lippincott Williams & Wilkins. • Sharp, P.; Gemmel, H.; Murray, A. (2005) Practical Nuclear Medicine. Springer-Verlag London Limited. • Elgazzar, A. (2006) The Pathophysiologic Basis of Nuclear Medicine. 2nd edition. Springer-Verlag Heidelberg. • Bushong, Stewart Carlyle. (2008). Radiologic Science for Technologists: Physics, Biology, and Protection. Mosby Elsevier. 9nd edition. • DE LIMA, Pedroso JJ - Biofísica médica. 2.ª edição. Coimbra. Imprensa Universidade de Coimbra. . Pisco J.M. - (2003). Imagiologia Básica. Lidel. . Pope J. - (1998). Medical physics: Imaging. Heinemann. . Bonnin A. et all. - (2004). Échographie. Masson. Paris. . Ventura S. et all. - (2013). Técnicas e Procedimentos em Radiologia Convencional. Lidel. Lisboa .
-
MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos. Deverão ser promovidas visitas de estudo a serviços clínicos da área do respetivo módulo. Em cada um dos módulos de ensino (Medicina Nuclear, Radioterapia e Radiologia), o aluno é submetido a um instrumento de avaliação (teste escrito ou trabalho/relatório, com apresentação oral), podendo ser pontualmente considerada a realização de mais do que 1 instrumento de avaliação. A classificação final é calculada tendo em conta a média ponderada da classificação de cada módulo (Medicina Nuclear, Radioterapia e Radiologia, com nota mínima de 8 valores), sendo necessária classificação final mínima de 9,5 valores. O aproveitamento à UC pode ainda ser obtido por exame final escrito.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




