Skip to main content

IPLUSO 19628

Integração à Imagem Médica e Radioterapia II

Imagem Médica e Radioterapia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A Unidade Curricular de Integração à Imagem Médica e Radioterapia II continua a estabelecer o contacto dos estudantes com as áreas core da Licenciatura - Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear e com as respetivas profissões. Esta UC prevê uma continuidade com a disciplina de Integração à IMR I, no que respeita à apresentação dos princípios e dos conceitos básicos que regem estas áreas das tecnologias da saúde, que serão posteriormente interligados com os conteúdos programáticos das diversas UC específicas da área científica nuclear. Esta UC também se encontra organizada em 3 módulos (Medicina Nuclear, Radioterapia e Radiologia). Fazendo ponte com os conteúdos lecionados no primeiro semestre, esta UC apresenta o papel dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear e os procedimentos por estes profissionais levados a cabo, bem como os princípios e os conceitos fundamentais à aplicação das radiações ionizantes para o diagnóstico e para o tratamento de diversas patologias.
  • ProgramaProgramme
    Medicina Nuclear Formação da imagem de MN Controlo de qualidade (CQ) em MN: análise sistemática, CQ de equipamentos e imagens Artefactos Tradução anatómica e funcional nas imagens de MN Nomenclatura em MN Abordagem ao utente em MN Radioterapia Definições e conceitos básicos da RT A cadeia de procedimentos efetuados em RT O estadiamento TNM Finalidade dos diferentes tipos de tratamento de RT Planeamento de RT Sistemas de imobilização e de posicionamento Volumes tratamento em RT ICRU 50/62 Técnicas de tratamento em RT: convencional, 3DCRT, IMRT, etc. Radiologia Radiações Ionizantes Entidades reguladoras Proteção radiológica Dosimetria Efeitos da radiação ionizante Noções básicas de Gestão de um Serviço de RD Horários, instalações, gestão do parque de equipamentos, gestão das aplicações informáticas, consumíveis, farmácia, Recursos Humanos e Saúde Ocupacional Garantia da Qualidade em RD
  • ObjectivosObjectives
    Compreender os fundamentos básicos da Imagem Médica e Radioterapia (IMR). Apreender os principais fundamentos teóricos e práticos dos procedimentos adotados em IMR. Conhecer os organismos que regulamentam a atividade médica com radiações ionizantes. Identificar os princípios básicos em proteção radiológica. Compreender a gestão de um Serviço de Radiologia (RD), Medicina Nuclear (MN) e Radioterapia (RT). Compreender os princípios da Garantia da Qualidade. Compreender as diferentes finalidades da imagem médica e da RT. Demonstrar a articulação entre as modalidades de Imagem Médica, a RT e outras modalidades terapêuticas. Distinguir e compreender a cadeia de procedimentos em RD, RT e MN. Compreender o percurso do doente num Serviço de RT, RD e MN. Distinguir os vários volumes de tratamento para o planeamento em RT.
  • BibliografiaBibliography
    • Levitt, S. H., Purdy, J. A. Perez, C.A. & Vijayakumar, S. (2006). Technical Basis of Radiation Therapy: Pratical Clinical Applications. 4th Edition. Berlin: Springer. • Peres, C., A. ; Brady, L., W. ; Halperin, E., C. (2008) Principles and Practice of Radiation Oncology. C. 5a edição. Editora Lippincott Williams & Wilkins. • Bushong, Stewart Carlyle. (2008) Radiologic Science for Technologists: Physics, Biology, and Protection. Mosby Elsevier. 9nd edition. • DE LIMA, Pedroso JJ - Biofísica médica. 2.ª edição. Coimbra. Imprensa Universidade de Coimbra. • Bontrager, Kenneth L. Lampignano, John P. (2015) Tratado de Posicionamento Radiográfico e Anatomia Associada. 8ª Edição (Elsevier). Guanabara.
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos. Deverão ser promovidas visitas de estudo a serviços clínicos da área do respetivo módulo. A UC divide-se em 3 módulos independentes (Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear). Em cada um dos módulos, o aluno é submetido a um instrumento de avaliação (teste escrito ou trabalho/relatório, com apresentação oral), com nota mínima de 9,5 valores. A classificação final da UC corresponde à média ponderada das avaliações dos 3 módulos. O aproveitamento à UC pode ainda ser obtido por exame final escrito
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não