IPLUSO 2310
Introdução à Programação
Engenharia Informática e Aplicações (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationO curso de Introdução à Programação é uma componente muito importante no desenvolvimento académico dos alunos, fornecendo as competências e conhecimentos básicos necessários para o sucesso académico e profissional numa variedade de áreas. Serve de base para aplicações práticas em programação, conceção de algoritmos e pensamento computacional, e para o desenvolvimento de software moderno, bem como para a aprendizagem futura.
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ProgramaProgramme1. Introdução à Programação o Qual é a programação o Benefícios da programação o Comparações e demonstrações entre várias linguagens de programação 2. Preparando o ambiente de desenvolvimento o Instalando jvm e java, Preparação Ambiental (IDE) 3. Sintaxe de programação (Java) o "olámundo" -1º programa o Variáveis ¿¿e tipos de dados o Operadores 4. Estruturas de controle o Condições (IFs) o Loops (ciclos) 5. Matrizes o O que são matrizes, matrizes multidimensionais (2d e 3d – matrizes) 6. Métodos/Funções o Definição de métodos e seus parâmetros o Tipos de retorno 7. Introdução à orientação a objetos (apenas o básico!) o Introdução a Classes e Objetos o O que são instâncias, métodos e parâmetros o Construtores 8. Tratamento de exceções (casos como ponteiros nulos ou operações impossíveis) o Aprenda como lidar com exceções com try-catchs 9. Sistema de entrada e saída do usuário o Entradas e saídas do console 10. Algoritmos e condições 11.jogo básico
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ObjectivosObjectivesApós a conclusão com sucesso do curso de Introdução à Programação, espera-se que os alunos tenham uma sólida compreensão dos fundamentos da programação e sejam capazes de aplicar essas competências em contextos práticos e académicos. As competências adquiridas nesta unidade curricular constituem uma base essencial para o desenvolvimento de projectos mais avançados e para o sucesso em disciplinas subsequentes relacionadas com a informática e a tecnologia
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BibliografiaBibliographySierra,K.,Bates,B.,&Gee,T.(2022).Headfirstjava,3rdedition(3rded.).Sebastopol,CA: O?ReillyMedia. Coelho, Paulo. (2016). Programação em Java - Curso Completo. 5a Edição Atualizada. FCA. ISBN 9789727228409
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MetodologiaMethodologyAs aulas teóricas e os debates fornecem uma base teórica sólida para os alunos reverem os conteúdos teóricos (por exemplo, aulas em vídeo, leituras) em casa, libertando o tempo de aula para actividades interactivas como a resolução de problemas, exercícios de codificação e debates. Este tipo de aprendizagem ajuda a promover a aprendizagem ativa e um apoio mais personalizado do instrutor durante as aulas. A aprendizagem baseada em projectos será implementada durante os laboratórios práticos para incentivar a aplicação prática dos conhecimentos, melhorar as capacidades de resolução de problemas e fornecer um portefólio de trabalho que os alunos podem apresentar a potenciais empregadores. Os jogos também são implementados nas aulas de introdução à programação para aumentar a motivação, o empenhamento O objetivo da implementação de todas estas técnicas é incentivar os alunos a desenvolver autonomamente soluções para os problemas que lhes são colocados.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão