Skip to main content

IPLUSO 2310

Introdução à Programação

Automação e Sistemas Informáticos (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina de Introdução à Programação visa ministrar aos alunos conhecimentos básicos de programação, com vista aplicação em automação e sistemas informáticos. Adicionalmente, a linguagem de programação Java é utilizada para ensinar aos alunos os conceitos básicos da programação. A disciplina de Introdução à Programação é fundamental na formação dos alunos, fornecendo conhecimentos essenciais em algoritmos, linguagens de programação e Java. Ao longo do curso, os estudantes explorarão tópicos que incluem algoritmos e sua complexidade, linguagens de programação e a operação de compiladores, bem como a linguagem Java, que abrange variáveis, estruturas condicionais, funções e a interação com o sistema operativo, incluindo a gestão de memória e processos. Essas habilidades têm aplicações amplas e são cruciais para diversas áreas de estudo e futuras carreiras profissionais, tornando-se uma base valiosa para lidar com ferramentas informáticas em diferentes contextos.
  • ProgramaProgramme
    CP1 - Algoritmos 1.1 Conceito de Algoritmo; 1.2 Limitações dos Algoritmos; 1.3 Complexidade Espacial e Temporal CP2 - Linguagens 2.1 Diferenças entre linguagens interpretadas e compiladas; 2.2 Breve apresentação do funcionamento dos compiladores e processo de compilação; 2.2 Descrição do JVM e a sua utilização CP3 - Java 3.1 Variáveis e operações; 3.2 Condições e ciclos; 3.3 Funções; 3.4 Interface com o sistema operativo gestão de memória e processos.
  • ObjectivosObjectives
    OA1 - Saber programar aplicações de alguma complexidade na linguagem Java. OA2 - Entender as diferenças entre linguagens compiladas e interpretadas e, em face de uma situação concreta, ter a capacidade de escolher que tipo de linguagem será mais apropriada. OA3 - Analisar sistemas simples e propor um algoritmo de solução a um problema proposto, assim como entenderem através do código das duas linguagens lecionadas a metodologia utilizada para resolver um determinado problema.
  • BibliografiaBibliography
    Programação em Java - Curso Completo (5ª Edição Atualizada), Pedro Coelho, FCA ,2016, ISBN 9789727228409 Introdução à Programação em Java, António Adrego da Rocha, Osvaldo Rocha Pacheco, FCA, 2009, ISBN 9789727226238 Introduction to Programming in Java: An Interdisciplinary Approach. Robert Sedgewick e Kevin Wayne. Addison-Wesley, 2ª Edição, 2017 ISBN 9780672337840  
  • MetodologiaMethodology
    Os alunos serão expostos a uma abordagem prática e orientada para a aplicação dos conceitos abordados. O ensino se concentrará em demonstrar as funcionalidades das linguagens, seguidas pela aplicação prática por meio de exemplos e exercícios representativos. Além disso, os alunos terão a oportunidade de realizar um projeto de programação, que contribuirá para a avaliação.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não