IPLUSO 22084
Introdução ao Empreendedorismo, Inovação e Tranferência de Tecnologia
Automação e Robótica (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta Unidade Curricular, é lecionada com intuito de incentivar os alunos ao empreendedorismo, á inovação e á transferência de tecnologia. Perspetiva geral, como devem de pensar e agir caso queiram, criar a sua própria empresa, quer seja micro, pequena ou média empresa. Pretende-se que, o aluno desenvolva uma atitude empreendedora e de orientação para a ação.
-
ProgramaProgrammeCP1.Introdução ao Empreendedorismo 1.1.Impacte do empreendedorismo na economia 1.2.Avaliação de Oportunidades de Negócio 1.3.Da ideia ao Mercado 1.4.Introdução ao plano de Negócios CP2.Estratégia e competitividade 2.1.Importância do Planeamento Estratégico 2.2.Análise do ambiente estratégico 2.3.Fases do Processo de Planeamento Estratégico CP3.Organização e gestão de inovação 3.1.Tipologia em organizações empresariais: empresas, spinoffs e start-ups 3.2.Estruturas Organizacionais 3.3.Inovação e desenvolvimento de novos produtos 3.4.Propriedade Industrial CP4.Gestão de recursos humanos (GRH) 4.1.GRH em empresas 4.2.Liderança e motivação de equipas 4.3.Comunicação empresarial CP5.Marketing em start-ups 5.1.Estudos de Mercado 5.2.Marketing Mix 5.3.Marketing digital CP6.Planeamento financeiro e atracção de financiamento 6.1.Atracção de novos investidores: o pitch, rondas de investimento 6.2.Principais documentos em analise financeira 6.3.Viabilidade económica do negocio e implementação no Plano de Negócios
-
ObjectivosObjectivesOA1:Desenvolver nos alunos o interesse pelo empreendedorismo e pela atividade empresarial OA2:Melhorar nos alunos o processo de deteção e análise de oportunidades de negócio. OA3:Conhecer os principais conceitos de gestão de inovação e desenvolvimento de novos produtos. OA4:Conhecer as vantagens associadas à proteção da propriedade industrial. OA5:Conhecer os critérios utilizados pelos investidores para avaliar propostas de investimento. OA6:Praticar a análise financeira. OA7:Melhorar a compreensão do papel recursos humanos e operacionais. OA8:Desenvolver um Plano de Negócios
-
BibliografiaBibliography(1) Duarte, C., Esperança, J.P., (2014), "Empreendedorismo e Planeamento Financeiro", Edições Silabo, 2ª Ed. (2) Shriberg, A. & Shriberg (2018), "The Harvard Business Review Entrepreneur’s Handbook: Everything You Need to Launch and Grow Your New Business”, Harvard Business Review Press, 1st Ed., USA. (3) Spinelli, S. & Rob Adams (2012). “New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century”. McGraw-Hill Higher Education; 9 Ed. (4) IAPMEI (2018) “Como elaborar um plano de negócios – Guia Explicativo”, 1ª Ed., IAPMEI – StartUP Portugal (disponível online) (5) Folhas de apoio disponibilizadas pelo docente (6) Serão ainda disponibilizados aos estudantes material de apoio complementar (e.g. links, blogs, vídeos) no âmbito das matérias lecionadas.
-
MetodologiaMethodologyConsiste em: (1) sessões teóricas - práticas com a duração de 2 horas, nas quais o ensino tem uma orientação prática, com o recurso sempre que pertinente à resolução de problemas / Casos de Estudo e em cuja discussão será solicitada a participação dos discentes; (2) exposição teórica, complementada com resolução de problemas e aplicação da teoria a situação práticas no âmbito do empreendedorismo; (3) e o ensino utiliza fundamentalmente: (3.i) o método pedagógico expositivo e demonstrativo; (3.ii) a resolução de problemas ; (3.iii) e a discussão em grupo. A avaliação é realizada através da discussão e apresentação oral de uma oportunidade de negócio relacionada com a criação de uma start-up/spinoff e materializa9do através de um plano de negócios, totalizando 75% da avaliação final. Avaliação é ainda realizada, através da analise de um artigo académico (á escolha do estudante, embora sujeita a aprovação previa do docente), relacionado com o empreendedorismo (25% da nota final).
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão