IPLUSO 520
Introdução ao Turismo
Gestão de Hotelaria e Restauração (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA unidade curricular de Introdução ao Turismo é uma unidade curricular que pretende fazer uma introdução aos conceitos que caracterizam a grande área do turismo. O objetivo é dar ao aluno uma panorâmica geral enquanto atividade económica e social resultante das sociedades modernas e que atualmente implica algumas alterações de paradigma resultante da pandemia COVID 19. Como disciplina introdutória, pretende-se que os alunos adquiram conceitos base que serão lecionados, mais aprofundadamente, noutras unidades curriculares existentes no plano de estudos. Através da exposição de temas, de visitas de estudo e de seminários realizados com profissionais do sector turístico, o estudante irá contactar com os principais conceitos e técnicas da operação turística e que serão sensibilizados para a integração socioprofissional de forma a desenvolverem as suas aptidões e preferências pessoais, para as diferentes valências da atividade turística.
-
ProgramaProgramme1.Introdução ao Turismo - Turismo: evolução, conceitos e definições - Razões para viagens - O turismo como actividade multidisciplinar - Importância social e económica do turismo 2. Fluxos turísticos - Conceito de fluxos turísticos - Importância da análise dos fluxos turísticos - Principais fluxos turísticos no mundo 3. Classificação e tipos de turismo - Turismo emissor e turismo recetor - Os vários tipos de turismo 4. Procura e oferta turística. - Definições, componentes e factores determinantes. - Ciclo de decisão do turista 5. Destinos turísticos - Conceito de destino turístico - Ciclo de vida do destino turístico: competitividade e posicionamento de vários destinos turísticos - Património Mundial da UNESCO em Portugal 6. Produto turístico - Conceito de produto turístico - Ciclo de vida de um produto turístico - Principais produtos turísticos 7. O Turismo na era pós-moderna - Princípios de Sustentabilidade em Turismo - Código Mundial da Ética do Turismo. - Organizações supranacionais do turismo
-
ObjectivosObjectivesOs objetivos desta unidade curricular são os de proporcionar aos alunos a familiarização com os conceitos de turismo e de lazer, facilitando uma estrutura organizada de toda esta área de conhecimento de modo a que o aluno seja capaz de: - caracterizar os diversos tipos de turismo; - compreender a estrutura e funcionalidade do sistema de turismo; - analisar e compreender os fatores de desenvolvimento do turismo quer na ótica da oferta, quer da procura; - analisar os fatores de motivação e comportamento do consumidor em turismo; - perceber a estrutura e organização do sector; - desenvolver de forma introdutória, a reflexão crítica do que deve ser o planeamento em turismo, através da identificação dos impactos (positivos e negativos) provocados pela atividade.
-
BibliografiaBibliographyCapocchi, A., Vallone, C., Amaduzzi, A., & Pierotti, M. (2019). Is ¿overtourism¿a new issue in tourism development or just a new term for an already known phenomenon?. Current Issues in Tourism , 1-5. Fletcher, J., Fyall, A., Gilbert, D., Wanhill, S. (2018). Tourism: Principles and Practice (6 th Edition). Edinburgh, United Kingdom: Pearson. Li, G., & Wu, D. C. (2019). Introduction to the special issue: Tourism forecasting¿New trends and issues. Page, S. J., & Connell, J. (2020). Tourism: A modern synthesis . Routledge. Patuleia, M. (2017). Abordagens sobre o turismo residencial e resorts integrados, in Umbelino, Jorgee Dias, Francisco (Eds) Planeamento e Desenvolvimento Turístico, Oeiras: Lidel.
-
MetodologiaMethodologyDurante o decorrer das aulas, os alunos terão a possibilidade de contactar com o mundo real, através do contacto com os especialistas que desempenham funções em empresas do Turismo e da Hotelaria, quer internacionais quer nacionais, por forma a serem desenvolvidas capacidades criativas e a capacidade de resolver problemas progressivamente mais complexos. Deste modo, poderão serão realizados vários seminários temáticos e visitas de estudo em colaboração com a UC de Competências Académicas e Profissionais. Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




