IPLUSO 23524
Introdução às Telecomunicações
Sistemas de Telecomunicações, Eletrónica e Comunicações (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular, da área de Telecomunicações, é onde os alunos se cruzam, pela primeira vez, com os conceitos fundamentais da teoria da comunicação e suas aplicações em comunicação analógica e digital. Introduz noções elementares de espectro e largura de banda para permitir analisar os diversos tipos de sistemas de comunicações. Aborda também aplicações de modulações analógicas e digitais, bem como de sistemas de transmissão guiados.
-
ProgramaProgramme1. Introdução • Modelo de um sistema de telecomunicações; • Noções de informação, mensagem e canal; 2. Sinais no tempo e na frequência • Exemplos de sinais no tempo • Noções de espectro, potência, fase e largura de banda; • Canal de comunicação: Características, propagação de informação; noções de ruído e inter-ferência 3. Transmissão passa banda • Introdução às antenas (noções elementares, tipos, ganho e directividade); • Aplicações com modulações analógicas, emissores e receptores típicos: AM (DSB, SSB, VSB, DSB-SC) e FM 4. Transmissão digital • Noções de amostragem e quantização • Codificação de fonte (informação, entropia, codificação de Huffmann) • Aplicações com modulações digitais (passa banda): ASK, FSK, PSK, QAM 5. Sistemas de transmissão guiada • Aplicações de Cobre / Cabo coaxial (pares de cobre, cabo coaxial); • Aplicações de Fibra óptica (noções elementares, tipos de fibra, atenuação, dispersão, tipos de cabos de fibra e conectores, OTDR, links em fibra óptica).
-
ObjectivosObjectivesO principal objectivo da disciplina é o de transmitir aos alunos os conceitos base de telecomunicações bem como apresentar as principais aplicações e componentes dos sistemas. Pretende-se: - Introduzir as noções de sinais no tempo e no espectro, para abordar as problemáticas dos canais de comunicações. - Introduzir os tipos de antenas, e as suas aplicações eme sistemas de modulação analógicos elementares, de forma ao discente compreender as características e diferenças fundamentais entre os mesmos. - Apresentar as noções elementares de transmissão digital como a quantização, e a codificação de fonte, bem como exemplos das modulações digitais mais usadas, capacitando o discente para as diferentes características destes sistemas. - Finalmente, adquirir conhecimentos elementares sobres sistemas de transmissão guiadas, como pares de cobre, cabos coaxiais na óptica dos seus componentes fundamentais
-
BibliografiaBibliographyS. Haykin, M. Moher, Introduction to Analog and Digital Communications, John Wiley & Sons, 2ª Ed., 2007. S. Haykin, Communication Systems, John Wiley & Sons, 5ª Ed., 2013.
-
MetodologiaMethodologyFornecimento de diverso material de estudo em suporte digital, como slides e exercícios. Recurso a software para análise de dados. Utilização de microcontroladores (Arduino) para iniciação ao processo de automação de medidas.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




