Skip to main content

IPLUSO 19592

Investigação em Farmácia

Farmácia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Com esta UC pretende-se dotar o aluno dos conhecimentos necessários para pensar e executar um projecto de investigação, nas suas diversas fases - planeamento, execução e comunicação de dados
  • ProgramaProgramme
    1. Investigação: Conceitos 1.1. Definição de Investigação Científica 1.2. Objetivo vs. Questão vs. Hipótese de Investigação 1.3. População vs. Amostra 1.4. Conceito vs. Variável vs. Observação 2. Como Conduzir uma Investigação 2.1. Visão Geral 2.2. Escolher e Formular o Problema 2.3. Fazer uma Revisão da Literatura 2.4. Enunciar os Objetivos e as Questões ou Hipóteses 2.5. Escolher um Desenho de Investigação 2.6. Tipos de Estudos 3. Investigação clínica, epidemiológica e em serviços de saúde 4. Investigação laboratorial 5. Investigação qualitativa 6. Métodos e instrumentos para a: 6.1. Recolha de dados; 6.2. Avaliação da reprodutibilidade e validade de medidas e escalas de medição; 6.3. Seleção de participantes – especificação, amostragem e recrutamento; 7. Interpretação e Comunicação dos Resultados da Investigação 8. Protocolos de investigação; 8.1. Abordagem faseada à descrição e concretização de um trabalho de investigação; 8.2. Gestão e planeamento de projetos;
  • ObjectivosObjectives
    Identificar a necessidade e a possibilidade de investigar um problema concreto; • Compreender os termos e princípios utilizados na base da investigação científica; • Planear, gerir e participar num processo de investigação; • Caracterizar a investigação – descritiva, correlacional e experimental; suas finalidades, procedimentos, vantagens e limitações; • Conhecer as técnicas de recolha de informação; • Aplicar os procedimentos técnicos e metodologias adequadas à finalidade do estudo na fase de análise e interpretação dos dados; • Efetuar a interligação da investigação com o tratamento estatístico dos dados na apresentação dos resultados de um estudo. • Desenvolver um projeto de investigação, sabendo conduzir as várias etapas do processo.
  • BibliografiaBibliography
                                            APA Reference Style (2014). A Complete Resource for Writing and Publishing in the Social and Behavioral Sciences (6th ed,). Washington DC. APA.   Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra. Almedina. ISBN: 9789724051376 Creswell, J. W. (2014). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches . Thousand Oaks. Sage Publications. ISBN: 9781412965576 Newman, I. & Benz, C. (1998). Qualitative-quantitative Research Methodology: Exploring the Interactive Continuum . Illinois. Southern Illinois University Press. ISBN: 9781506386706
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não