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IPLUSO 18852

Liderança e Técnicas de Negociação

Gestão Administrativa de Recursos Humanos (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de liderança e técnicas de negociação insere-se no curso de Gestão Administrativa de Recursos Humanos e pretende dotar os estudantes de conhecimento sobre como a liderança é um fator relevante para a gestão das empresas. A unidade curricular também aborda conceitos e técnicas de negociação que são essenciais na área de recursos humanos. A par destes princípios, de liderança e negociação, a unidade curricular pretende também estimular a capacidade de reflexão e pensamento critico nesta área.
  • ProgramaProgramme
    Teorias de liderança. Estilos de negociação. Elementos fundamentais da negociação. Fases de negociação. Modalidades de negociação. Estratégias de negociação.
  • ObjectivosObjectives
    Perceber como a liderança tem impacto nas organizações. Adquirir conhecimentos sobre os diferentes estilos de liderança. Conseguir perceber como adaptar os estilos de liderança aos diferentes estados das organizações. Compreender o papel da negociação em gestão de recursos humanos. Conhecer os principais elementos e fases da negociação. Conhecer e conseguir aplicar diferentes estratégias de negociação. Intended learning
  • BibliografiaBibliography
    Cunha, M. P., Rego, A. (2020). "Liderar no Novo Normal". Edições Sílabo. ISBN: 978-989-561-137-9 Rees, G.; French, R. (2016). "Leading, Managing and Developing People". 5ed, CIPD. Simões, E. (2023). "Negociação ? Fundamentos, Competências e Prática". Edições Sílabo. ISBN: 978-989-561-326-7 Korobkin, R. (2014). "Negotiation Theory and Strategy". 3ed, Wolters Kluwer.  
  • MetodologiaMethodology
    Os estudantes vão estar a trabalhar em projetos relacionados com situações reais de liderança e negociação, proporcionando-lhes uma aprendizagem mais profunda e contextualizada. O trabalho de grupo consiste numa simulação/role-playing: permitindo que os estudantes experimentem situações reais de negociação, ajudando-os a entender a dinâmica e as estratégias envolvidas. Aprendizagem peer-to-peer: promover discussões e trabalhos onde os estudantes possam aprender uns com os outros, compartilhando experiências e diferentes perspetivas. Sessões de reflexão: após simulações e atividades de role-playing, existem momentos de reflexão onde os estudantes podem discutir o que funcionou, o que não funcionou e como podem melhorar. Aprendizagem baseada em problemas: confrontar os estudantes com problemas reais de negociação e liderança para que proponham soluções, aplicando teorias e técnicas aprendidas na unidade curricular.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    2
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não