Skip to main content

IPLUSO 22292

Liderança, Gestão de Equipas e Intraempreendedorismo

Gestão de Negócios e Comércio Eletrónico (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular Liderança, Gestão de Equipas e Intrapreneuship procura dotar os alunos com conhecimento e competências para compreenderem o que é ser líder, aplicando o conceito que postula que a liderança se aplica a todos os níveis da atividade, desde liderança empresarial a liderança de equipas. Os alunos apreenderão a diferença entre ser líder e ser gestor, de modo a estarem preparados para enfrentar situações que exijam um ou outro tipo de competências, ou ambas. Os alunos também aprenderão noções básicas de intrapreneurship, o empreendedorismo dentro das empresas, quais as características necessárias para desenvolver com sucesso desse tipo de atividade.
  • ProgramaProgramme
    1. Fundamentos da Liderança: Liderança x gestão; Teorias clássicas e contemporâneas; Fontes de poder e influência; 2. Estilos de Liderança; Quando usar cada estilo (contexto, maturidade da equipa, momento da organização). Estilos de liderança x cultura / clima organizacional. 3. Inteligência Emocional do Líder: As 5 dimensões: autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia, competências sociais; Impacto na eficácia do líder; Competências associadas à IE na liderança e na gestão de equipas. 4) Gestão de Equipas:  Fases de desenvolvimento das equipas; Comunicação eficaz em equipas (feedback, escuta ativa, gestão de conflitos). Delegação, motivação e empowerment. DEI nas equipas. 5. Intraempreendedorismo: Conceito; Diferença entre empreendedorismo e intra-empreendedorismo. O papel do líder na promoção de um ambiente intraempreendedor. Competências do intraempreendedor .
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos de aprendizagem desta UC estão de acordo com os conteúdos programáticos pré-estabelecidos. Obtenção de conhecimentos teóricos e práticos sobre liderança, gestão de equipas e intraempreendedorismo
  • BibliografiaBibliography
      Cunha, M. P., Rego, A. (2020). Liderar no Novo Normal. Edições Sílabo. ISBN: 978-989-561-137-9 Rees, G.; French, R. (2016). Leading, Managing and Developing People. 5ed, CIPD. Goleman, D. (1998). Trabalhar com a inteligência emocional (M. Santarrita, Trad.). Rio de Janeiro: Objetiva.
  • MetodologiaMethodology
    Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)  Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)  Gamificação  Design Thinking  Metodologias Ativas Aprendizagem Colaborativa  Peer Instruction  Uso de Tecnologias Digitais e IA  Estruturas Libertadoras 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não