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IPLUSO 22296

Língua Portuguesa: Comunicação e Diversidade

Acompanhamento de Crianças e Jovens (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A UC de Língua Portuguesa: Comunicação e Diversidade pretende consciencializar os alunos dos instrumentos linguísticos e capacitá-los das estratégias linguísticas fundamentais para efetuar o seu percurso académico e desempenhar a sua atividade profissional futura com sucesso. 
  • ProgramaProgramme
    1. Boas práticas do uso da língua portuguesa  - Acordo Ortográfico;  - Instrumentos reguladores do uso da língua;  - Estratégias de pesquisa de informação;  - Estratégias textuais de seleção de informação; - Estratégias textuais para reportar informação; - Estratégias textuais de revisão. 2. A Língua Portuguesa como instrumento de comunicação  - Desempenho profissional e valorização de boas práticas do uso da língua;  - Promoção de um cânone literário;  - Estratégias de promoção de leitura;  - Contextos de promoção da leitura e de formação de leitores.  3. Práticas sociais e géneros textuais  - Noções enquadradoras: contexto, género de texto e texto;  - Parâmetros de análise e de produção dos textos;  - Resumo;  - Projeto de trabalho;  - Apresentação;  - Trabalho escrito (adaptado ao contexto académico); - Outros géneros textuais relevantes para o desempenho da atividade profissional (e.g., álbum ilustrado). 
  • ObjectivosObjectives
    Tendo em conta o perfil profissional definido, são elencados os seguintes objetivos: - Desenvolver uma consciência de um uso adequado da língua portuguesa nas modalidades oral e escrita.  - Reconhecer práticas sociais e géneros textuais adequados ao desempenho da atividade académica e profissional. - Valorizar contextos e práticas de desenvolvimento de literacia infantil e juvenil. - Analisar textos relevantes para o desempenho profissional a partir de categorias previamente aferidas.  - Comunicar em função do contexto comunicativo. - Aplicar estratégias textuais de modo adequado. - Proporcionar momentos de trabalho colaborativo. - Desenvolver uma metodologia de projeto. 
  • BibliografiaBibliography
    Azevedo, F. (2014). Literatura Infantil e Leitores. Da Teoria às Práticas. Lulu Press, Raleigh, N.C.  Azevedo, F.; Martins, J. (2011). Fernando Azevedo & Jorge Martins (2011). Formar leitores no Ensino Básico: a mais-valia da implementação de um Clube de Leitura. Da Investigação às Práticas ,1 (1), 24-35.  Prole, A. Como fazer um projecto de promoção da leitura. Gulbenkian, Casa da Leitura, ABZ da Leitura, Projectos de promoção da leitura. s./d.  Silva, E., & Barroso, H. (2014). O a¿lbum infantil: alguns critérios de seleção. Atas do VI Encontro do CIED, I Encontro Internacional em Estudos Educacionais. Avaliação: Desafios e Riscos. Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, 161-131.  Teixeira, C. (2021). O álbum ilustrado: abordagens teóricas para a definição do género textual e propostas para o ensino da língua. In E-Scrita. Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilópolis 12(2), 117-132.   
  • MetodologiaMethodology
    Recurso nas aulas a metodologias ativas, diversificadas  e suportadas: (i) Análise e investigação de temas, flipped classroom, resolução de problema, PBL; (ii) debate e discussão de temas; (iii) participlcao em colóquios com escritores convidados; (iv) trabalhos de grupo; (v) visitas de estudo interdisciplinares e (vi) participação em eventos científicos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não