IPLUSO 4399
Língua Portuguesa
Produção de Conteúdos Audiovisuais (T) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA Unidade Curricular visa: Estimular a utilização consciente dos recursos da língua portuguesa Promover competências discursivas com vista a maior intencionalidade na comunicação Aplicar técnicas de expressão escrita com vista a uma comunicação mais eficaz Desenvolver a capacidade de análise crítica de textos Fomentar a produção de diversos tipos de textos, atendendo à correção da escrita (ortográfica e gramatical) e aos requisitos da tipologia de texto em causa.
-
ProgramaProgrammeA língua como instrumento de comunicação; Revisão de aspetos da língua com relevância para os trabalhos a desenvolver; Da frase ao parágrafo: estratégias para desenvolver uma ideia e elaborar um parágrafo Elementos de textualidade: pragmáticos e linguísticos; Escrita de textos académicos: Alguns tipos de textos académicos: recensão, relatório, resumo, monografia, dissertação, tese Cuidados a ter na elaboração de textos académicos: planificação, recolha de informação (fontes), estruturação, revisão Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais Referenciação das fontes (APA e Norma Portuguesa) A questão do plágio Escrita de textos da área profissional/empresarial: Alguns tipos de textos profissionais/empresariais Cuidados a ter na elaboração de textos profissionais/empresariais: planificação, recolha de informação, estruturação, revisão Leitura e análise de textos de vários autores em registos diversificados.
-
ObjectivosObjectivesA UC pretende desenvolver as seguintes competências nos alunos: Conhecimento das estratégias linguísticas e não linguísticas utilizadas explícita e implicitamente para realizar diferentes objetivos comunicativos Capacidade de reflexão crítica sobre textos produzidos por outros e pelo(a) próprio(a), considerando os respetivos objetivos comunicacionais Capacidade de produção de textos em contextos e com objetivos diferenciados, de forma autónoma, assegurando a correção ortográfica e gramatical, bem como coesão e consistência internas Capacidade de articulação de argumentos de forma coerente e estruturada.
-
BibliografiaBibliographyCintra, Lindley, & Cunha, Celso (1996). Nova Gramática do Português Contemporâneo . 12.ª edição. Lisboa: Livraria Sá da Costa. Duarte, Inês (2000). Língua Portuguesa, Instrumentos de Análise . Lisboa: Universidade Aberta. Lopes, Óscar & Saraiva, A. J. (1996). História da Literatura Portuguesa . 17.ª edição. Porto: Porto Editora. Raposo, Eduardo Paiva & al . (2013). Gramática do Português . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Nascimento, M. Fernanda Bacelar do, Marques, Lúcia Garcia & Cruz, Luísa Segura (1984). Português Fundamental. Vocabulário e Gramática. Vol. I. Lisboa: INIC/CLUL. Neves, Marco (2019). Gramática para todos. O português na ponta da língua. Lisboa: Edições Guerra e Paz. Neves, M. (2020). Pontuação em Português. Guia prático para escrever melhor . Lisboa: Guerra e Paz Editores.
-
MetodologiaMethodologyO uso de tecnologia considera-se como uma metodologia inovadora ao serviço do processo de ensino-aprendizagem. Incentivo à participação ativa dos estudantes através de: a) Apresentação de sínteses de matéria dada; b) Apresentação de trabalhos individuais e de trabalhos de grupo c) Debates de ideias, que visam desenvolver a perspetiva crítica, verificada na escrita e na apresentação oral dos trabalhos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão