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IPLUSO 7665

Máquinas Elétricas

Automação e Robótica (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Máquinas Elétricas pretende dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos de base que permita aos alunos compreender o fenómeno da conversão eletromecânica de energia e o funcionamento básico das máquinas elétricas mais utilizadas na indústria.
  • ProgramaProgramme
    CP1. Transformador monofásico - aspetos construtivos; - princípio de funcionamento; - funcionamento: - em vazio; - em carga; - perdas e rendimento.   CP2. Motor Assíncrono trifásico - aspetos construtivos; - princípio de funcionamento; - campo girante; - velocidade e binário; - sistemas de arranque e frenagem; - regulação de velocidade.   CP3. Motor DC - de excitação em paralelo; - de excitação composta; - aspetos construtivos; - princípio de funcionamento e caraterísticas; - arranque e regulação de velocidade.   CP4. Motor Síncrono - aspetos construtivos; - sincronismo; - princípio de funcionamento; - motores elétricos especiais: - motor passo a passo; - motor de relutância.   CP5. Introdução aos Conversores Eletrónicos de Potência
  • ObjectivosObjectives
    Conhecer as máquinas elétricas do ponto de vista do utilizador e analisar os seus comportamentos e aplicações com base nos seus circuitos equivalentes. Os alunos deverão adquirir competências básicas que lhes permitam: OA1. identificar a importância das máquinas elétricas; OA2. reconhecer, distinguir e comparar os diferentes tipos de máquinas elétricas; OA3. compreender o modo de funcionamento, o circuito equivalente e as características construtivas das máquinas elétricas; OA4. utilizar os circuitos equivalentes das máquinas elétricas para analisar os seus comportamentos em diversas condições de operação em regime permanente; OA5. introdução aos conversores eletrónicos de potência.
  • BibliografiaBibliography
    - A. E. Fitzgerald, Charles Kingsley Jr, Alexander Kusko, máquinas elétricas, McGraw-Hill - José Manuel Lima D’Oliveira, Estudo do Transformador – Transformador monofásico, ISEL, 2012 - Luis F. Hogan Teves, Máquinas Eléctricas, Edição do autor, 2003 - Stephen J. Chapman, Electric Machinery and Power Systems Fundamentals, McGraw-Hill, 2002 - Theodore Wildi, Electrical Machines, Drives and Power Systems, Prentice-Hall, 2002 - David Bradley, Basic Electrical Power and Machines, Chapman & Hall, London, 1994 - Bhag S. Guru & Huseyin R. Hiziroglu, Electric Machinery and Transformers, Oxford University Press, 2001 - José V. C. Matias, Máquinas Eléctricas – Transformadores, Didáctica Editora, 2005 - José V. C. Matias, Máquinas Eléctricas – Corrente Alternada, Didáctica Editora, 2005 - José V. C. Matias, Máquinas Eléctricas – Corrente Contínua, Didáctica Editora, 2005
  • MetodologiaMethodology
    O ensino é efetuado com base em aulas de cariz teórico-prático. Os alunos são motivados para assumir uma atitude ativa na pesquisa de informação de base, na resolução de problemas de aplicação e no planeamento dos trabalhos de grupo que lhes sejam atribuídos. A aprovação pressupõe que o aluno tenha aproveitamento: - no 1º teste (20%) e no 2º teste (20%), que permita aferir que os alunos adquiriram os conhecimentos necessários acerca dos conteúdos programáticos; - trabalho de grupo (2 ou 3 alunos por grupo) que reflita o conhecimento adquirido pelos alunos, no final cada grupo apresentará o seu trabalho aos restantes grupos (50%). Todos os alunos devem participar nas atividades de avaliação, a assiduidade/compromisso é valorizada em 10%, para alunos com pelo menos 70% de assiduidade. No final do semestre, os alunos poderão realizar um exame de recurso (mediante inscrição) que permita ao aluno substituir um dos momentos de avaliação anterior, com classificação inferior a 10 valores.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não