IPLUSO 18865
Marketing e Estratégia Empresarial
Contabilidade e Gestão (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA unidade curricular de Marketing e Estratégia Empresarial insere-se no CTSP em Contabilidade e Gestão e, a par de pretender proporcionar aos estudantes o conhecimento dos princípios do marketing e da estratégia empresarial, pretende estimular o empreendedorismo, a criatividade e a capacidade de reflexão nesta área. Desta forma, pretende-se que os estudantes saibam apresentar, caracterizar e debater os principais variáveis do marketing, dentro do âmbito de uma estratégia empresarial. O objetivo desta unidade é, assim, o de proporcionar uma visão de 360º sobre os principais elementos fundamentais do marketing na estratégia de uma empresa.
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ProgramaProgramme1. O conceito de marketing e a evolução da função marketing Marketing como processo de gestão e atitude intelectual O marketing mix O marketing e o meio envolvente 2. Planeamento de marketing 3. Estratégias de marketing 4. Segmentação, targeting e posicionamento 5. Estratégia empresarial Análise estratégica Formulação da estratégia Implementação e controlo da estratégia
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ObjectivosObjectivesEsta unidade curricular tem como principais objetivos: Fornecer um conjunto de ferramentas teórico práticas que permitam estudar as potencialidades do marketing. Compreender a importância do pensamento e da estratégia de marketing. Analisar as características das decisões estratégicas existentes no marketing mix. Descrever o processo da gestão estratégica. Apresentar modelos para o sucesso empresarial. Desenvolver o espírito critico dos estudantes através da aplicação de casos práticos da realidade. Dotar os estudantes de ferramentas que os capacitem a aplicar estes conhecimentos e confrontá-los com situações de marketing capazes de ocorrer em cenário real.
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BibliografiaBibliographyBaynast, A. Lendrevie, J. Lévy, J. Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 anos - o marketing na era digital. 16ª edição, Lisboa: Dom Quixote. Cardeal, Nuno (2018). Pensamento estratégico: antecipar as ondas de futuro. 3ª ed. Lisboa: Universidade Católica Editora. Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Escolar Editora.
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MetodologiaMethodologyA metodologia selecionada é de natureza teórico-prática e laboratorial, englobando momentos de teorização e a simulação de atividades didáticas, acompanhada de feedback crítico. Os estudantes terão parte ativa em todo o processo. Nas aulas de prática laboratorial serão realizados trabalhos/exercícios onde se aplicam os conceitos teóricos apreendidos. Avaliação contínua: presença e participação nas aulas (10%), realização de um trabalho prático com apresentação oral (50%) e um exercício de avaliação individual (40%). Avaliação recurso e especial: exercício de avaliação individual (100%).
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão