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IPLUSO 18865

Marketing e Estratégia Empresarial

Contabilidade e Gestão (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Marketing e Estratégia Empresarial insere-se no CTSP em Contabilidade e Gestão e, a par de pretender proporcionar aos estudantes o conhecimento dos princípios do marketing e da estratégia empresarial, pretende estimular o empreendedorismo, a criatividade e a capacidade de reflexão nesta área. Desta forma, pretende-se que os estudantes saibam apresentar, caracterizar e debater os principais variáveis do marketing, dentro do âmbito de uma estratégia empresarial. O objetivo desta unidade é, assim, o de proporcionar uma visão de 360º sobre os principais elementos fundamentais do marketing na estratégia de uma empresa.
  • ProgramaProgramme
    1. O conceito de marketing e a evolução da função marketing Marketing como processo de gestão e atitude intelectual O marketing mix O marketing e o meio envolvente   2. Planeamento de marketing   3. Estratégias de marketing   4. Segmentação, targeting e posicionamento   5. Estratégia empresarial Análise estratégica Formulação da estratégia Implementação e controlo da estratégia
  • ObjectivosObjectives
    Esta unidade curricular tem como principais objetivos: Fornecer um conjunto de ferramentas teórico práticas que permitam estudar as potencialidades do marketing. Compreender a importância do pensamento e da estratégia de marketing. Analisar as características das decisões estratégicas existentes no marketing mix. Descrever o processo da gestão estratégica. Apresentar modelos para o sucesso empresarial. Desenvolver o espírito critico dos estudantes através da aplicação de casos práticos da realidade. Dotar os estudantes de ferramentas que os capacitem a aplicar estes conhecimentos e confrontá-los com situações de marketing capazes de ocorrer em cenário real.
  • BibliografiaBibliography
    Baynast, A. Lendrevie, J. Lévy, J. Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 anos - o marketing na era digital. 16ª edição, Lisboa: Dom Quixote.   Cardeal, Nuno (2018). Pensamento estratégico: antecipar as ondas de futuro. 3ª ed. Lisboa: Universidade Católica Editora.   Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Escolar Editora.  
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia selecionada é de natureza teórico-prática e laboratorial, englobando momentos de teorização e a simulação de atividades didáticas, acompanhada de feedback crítico. Os estudantes terão parte ativa em todo o processo. Nas aulas de prática laboratorial serão realizados trabalhos/exercícios onde se aplicam os conceitos teóricos apreendidos. Avaliação contínua: presença e participação nas aulas  (10%), realização de um trabalho prático com apresentação oral (50%) e um exercício de avaliação individual (40%). Avaliação recurso e especial: exercício de avaliação individual (100%).    
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não