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IPLUSO 21875

Marketing em Redes Sociais

Marketing Digital (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Nos dias de hoje, uma Gestão e Estratégia de Marketing nas Redes Sociais tornou-se uma prática bastante comum no seio das empresas, uma prática que veio alterar e complementar a Estratégia de Marketing e Comunicação das mesmas. Através das Redes Sociais, as empresas têm uma nova oportunidade de interagir com os seus clientes, alcançar novos públicos, aumentar a sua notoriedade, otimizar a experiência do consumidor e, consequentemente, aumentar e atingir os seus resultados de vendas. Com o crescimento do número de utilizadores, a par com o aumento das marcas nas redes sociais, tornou-se fundamental uma Estratégia de Marketing em Redes Sociais com anúncios pagos, para se comunicar com o público-alvo de forma eficiente e direcionada. Esta UC proporcionará aos alunos o conhecimento teórico e prático para uma Gestão e Estratégia de Marketing em Redes Sociais eficaz, desde: as principais características das plataformas, criação de conteúdo direcionado para o público-alvo e anúncios pagos.  
  • ProgramaProgramme
    1. Paradigma Comunicacional: Perfil comportamental das gerações. 2. Principais redes sociais em Portugal e os princípios básicos de gestão de redes sociais. 3. O propósito (Golden Circle); Plano e Estratégia de Comunicação em redes sociais. 4. Redes Sociais: público-alvo vs. persona. 5. Criação de contas nas principais redes sociais e as suas características e formatos. 6. O Marketing de Conteúdo, Funil de Conteúdo, Jornada do Consumidor e Ferramentas. 7. Consistência é a chave do sucesso: Criação de um Calendário de Conteúdos. 8. Inteligência Artificial para Gestores de Redes Sociais. 9. Ferramentas de Gestão: Agendamento e Publicação de Conteúdos (Automatização). 10. Redes Sociais:Orgânico vs. Pago: os principais pilares do Tráfego Pago. 11. Redes Sociais: Campanhas Pagas: Passo a Passo (objetivos, segmentação e criativos). 12. Redes Sociais: Copywriting e CTA . 13. Gestão de Comunidades. 14. As Métricas; Análise de Métricas & Relatórios.     
  • ObjectivosObjectives
    No final do semestre é esperado que os alunos:   tenham adquirido o know-how transversal do conceito de Marketing em Redes Sociais;   sejam capazes de reconhecer a importância da definição do público-alvo e personas; sejam capazes de desenvolver e criar conteúdo para as Redes Sociais com base nos objetivos da empresa; sejam capazes de criar uma campanha de anúncios pagos nas Redes Sociais; sejam capazes de criar um plano de Marketing em Redes Sociais e um Calendário de conteúdos.   No final da disciplina os alunos estarão aptos a implementar ações de uma Gestão e Estratégia de Redes Sociais (orgânica e paga) e a monitorizar as mesmas.  
  • BibliografiaBibliography
    Batista, Dina (2021). Marketing Digital: Conteúdos Vencedores. Lisboa: Lídel - Edições Técnicas, Lda. Cortez, Roberto (2022). Aprender a vender com Marketing Digital. Lisboa: Eco, Editora. Faustino, P. (2019). Marketing digital na prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital. Lisboa: Marcador.
  • MetodologiaMethodology
    Nesta UC os alunos recebem exposição focada no tópico das redes sociais, de forma a desenvolverem pensamento crítico sobre as questões que estas levantam ao marketing. Também serão expostos ao desenvolvimento prático e terão contacto com as ferramentas disponíveis. As aulas serão teórico-práticas. Durante as primeiras semanas serão predominantemente teóricas, sendo apresentada a matéria, ilustrada com exemplos. À medida que o semestre avança tornar-se-ão cada vez mais práticas. A participação nos exercícios em aula será avaliada e valerá 20% da nota final. Os alunos serão incentivados a discutir questões importantes em aula e terão de estar familiarizados com os principais conceitos e termos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não