IPLUSO 19577
Marketing em Saúde
Farmácia (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationAtualmente o perfil dos consumidores é cada vez mais exigente na avaliação do produto, nas características do serviço, na qualidade imputada aos produtos/ serviços e aos respetivos custos. Na área da saúde o marketing de bens e de serviços está abrangido por estes aspetos e assenta nos 3Hs: humildade, holisticidade e humanidade. Neste caso, o cliente quando procura o serviço de saúde, pretende o melhor serviço, no entanto, o receio, a ansiedade e o desconforto são frequentemente entraves na relação cliente e agente promotor da saúde. Nesta unidade curricular, serão abordados os conceitos de marketing e as estratégias praticados noutras indústrias, e a sua aplicabilidade nos produtos e em serviços na área da saúde.
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ProgramaProgrammeMarketing: teorias e princípios. Conceitos, modelos e ferramentas de marketing. Definição e análise do cliente. Identificação dos públicos-alvo e segmentos. Variáveis do marketing mix (4 P¿s) Desenvolvimento das variáveis do marketing mix (4 P¿s). Estrutura de um plano de marketing. Planeamento estratégico da comunicação nas organizações de saúde. Estudos qualitativos e focus group ¿ satisfação do cliente Gestão de marcas e sua importância na gestão em saúde. Promoção de serviços. Ações promotoras para melhorar a qualidade e imagem de produtos e serviços. Importância da monitorização. O marketing sensorial como nova tendência. Marketing pessoal na perspetiva da saúde. Marketing social na área da saúde. Responsabilidade social aplicada à saúde. Fidelização do cliente.
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ObjectivosObjectivesElaborar um relato¿rio que caracterize o esta¿dio de desenvolvimento duma organizac¿a¿o numa perspectiva de marketing. Conhecer as a¿reas de marketing estrate¿gico e operacional tendo por base as novas tende¿ncias do mercado da prestac¿a¿o dos servic¿os de sau¿de; Recolher, compreender e relacionar a informac¿a¿o das necessidades dos ¿clientes ¿ utilizadores¿, permitindo construir uma proposic¿a¿o de valor tendo em conta as capacidades das organizac¿o¿es de prestac¿a¿o de servic¿os de sau¿de; Resolver problemas: determinar as ac¿o¿es que permitam satisfazer as necessidades dos ¿clientes/utilizadores¿ atrave¿s do rigor da planificac¿a¿o, a implementac¿a¿o e o controlo das atividades de marketing num mercado competitivo; Conhecer e utilizar os instrumentos de marketing adequados a cada segmento de ¿clientes/utilizadores¿ dos servic¿os de sau¿de; Perceber a importa¿ncia da excele¿ncia do servic¿o ao ¿cliente/utilizador¿.
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BibliografiaBibliographyThomas, R. K. (2004). Marketing Health Services, Health Administration Press, Chicago, AUPHA Press, Arlington, VA. Smith, M. C., Perkins, J. G. & Siecker, B. R. (2000). Pharmaceutical Marketing ¿ Principles, Environment and Practice. Taylor & Francis. Smith, M. C. (1991). Pharmaceutical Marketing: Strategy and Cases. CRC Press.
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MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão