IPLUSO 1945
Marketing Estratégico
Gestão de Marketing (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationMarketing estratégico como unidade curricular objetiva lidar com a compreensão do processo de desenvolvimento e implementação de uma estratégia de marketing e de como esse processo pode ser gerido por uma organização de forma a que possa manter um desempenho superior no mercado.
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ProgramaProgramme1.Planeamento estratégico de marketing - Conceito de estratégia - Níveis de estratégia - Estratégias corporativas e estratégias competitivas 2.Análise estratégica - Análise do Macroambiente - Análise do Microambiente - Análise do ambiente interno 3.Formulação estratégica - Análise do mercado (B2B e B2C) - Definição e elaboração de objetivos - Segmentação de mercados e posicionamento 4.Plano de marketing estratégico - Definição e estrutura - Missão e Visão - Estratégias de marketing mix - Plano de manobra, ações e contingência 5.Implementação e controlo da estratégia de marketing 6.Avaliação da estratégia de marketing
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ObjectivosObjectivesNo fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de: - Compreender os conceitos relacionados com a estratégia empresarial; - Reconhecer e enquadrar o marketing estratégico na estratégia e política da organização; - Definir o negócio de atuação, a visão, a missão, os objetivos e as estratégias organizacionais; - Identificar e aplicar as diferentes fases do processo de análise, formulação e implementação estratégica; - Descrever e aplicar o processo de marketing estratégico e as suas principais fases; - Construir, estruturar e implementar planos de marketing; - Enquadrar o quadro conceptual da tomada de decisão em Marketing.
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BibliografiaBibliographyFERREL, O. e HARTLIN, M. (2011). Marketing Strategy, Fifth Edition. South-Western: Cengage Learning KOTLER, P. e ARMSTRONG, G. (2017). Principles of Marketing, 17th edition. Prentice Hall Europe. LINDON, D.; LENDREVIE, J.; LÉVI, J.; DIONÍSIO, P. & RODRIGUES,V. (2015) Mercator da Língua Portuguesa: Teoria e prática do Marketing (16a Edição). Lisboa: Publicações Dom Quixote. MAÇÃES, M. (2019). Marketing Estratégico. Lisboa: Conjuntura Actual Editora MCDONALD, M., & WILSON, H. (2016). Marketing Plans: How to prepare them, how to profit from them. John Wiley & Sons.
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MetodologiaMethodologyMetodologias de ensino-aprendizagem com business cases e multimedia.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS6
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão




